Câmara

Notícias sobre a reunião de 04 de agosto de 2014



Em 04/08/2014 - Notícias sobre a reunião de 04 de agosto de 2014

A reunião ordinária do Legislativo de Juruaia ocorrida no dia 04 de agosto foi marcada por indicações ao Executivo em diversas áreas. Destaque ainda para a necessidade de melhorias em prédios públicos e ampliação da creche municipal.

ESCLARECIMENTO DA PAVIDEZ - Através de ofício ao Legislativo, a empresa Pavidez Engenharia Ltda. prestou esclarecimentos sobre questionamento feito pelos vereadores em reunião anterior. Na ocasião, os vereadores indagaram quanto a uma pequena faixa deixada sem asfalto entre o meio fio e margem do asfalto colocado nas ruas. A empresa informou que o serviço foi executado de acordo com o projeto, dentro da largura prevista, sendo que a faixa existente entre o bordo do asfalto e o meio fio está destinada à execução de sarjetas para escoamento das águas pluviais, devendo ser executada pela empresa, que aguarda apenas a liberação dos recursos.

O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) agradeceu os esclarecimentos prestados, mas afirmou que a resposta não foi tão convincente. Isto porque alega que a empresa executou o serviço de acordo com o projeto. Com isso, entende que nada mais seria feito. Para ele, a execução da sarjeta deveria constar do projeto. De qualquer forma, considerou importante que o reparo será feito.

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO - O vereador Agnaldo Marques “Pachola” (PSC) solicitou que a prefeitura estude a viabilidade de reabrir o acesso que liga o loteamento do Henrique Senedese à estrada do bairro Cocorobó, pois a mesma já existia e a população está reivindicando a reabertura devido às dificuldades de acesso ao bairro.

O vereador Jaime Prado (PSC) solicitou que a prefeitura estude a possibilidade de abrir e larguear as estradas dos Trindades, no bairro do Gomes. Justificou citando a dificuldade de manobra entre os veículos quando ocorre o encontro de ônibus com outros veículos maiores no devido trecho.

Jaime Prado também solicitou que a prefeitura providencie a cobertura do almoxarifado, estacionamento, garagem e oficina do departamento de obras. Justificou que desde a venda dos terrenos da piscina constava em uma das propostas utilizar parte dos recursos para a construção de uma nova cobertura do almoxarifado. Além disso, há alguns meses foi retirada a cobertura do local e este se encontra sem cobertura, deixando no tempo os caminhões, máquinas e outros veículos. O presidente Edson esclareceu ao colega que a obra já foi licitada e será executada em breve.

Jaime Prado ainda solicitou que a prefeitura estude a possibilidade de recuperar o alambrado, pintura, telas dos gols, também proceder a limpeza ao redor e construir banheiros na quadra dos Gomes. Justificou que desde o início do ano passado vem tentando sensibilizar o Executivo para promover melhorias na quadra do bairro para melhor utilização pelos usuários na prática de esportes.

Por fim, Jaime Prado solicitou que a prefeitura estude a possibilidade de instalar placas com os nomes das ruas no bairro Lares. Com isso, facilitando a identificação das residências pelos funcionários dos correios, assim como visitas aos moradores do referido bairro.

FALTA DE REMÉDIOS - Jaime Prado também relatou a falta de remédios na farmácia básica da prefeitura. Segundo ele, este é um problema crônico durante todo o ano e a população vem reclamando a respeito. Solicitou providências por parte da Secretaria Municipal de Saúde, pois faltam até mesmo os itens básicos.

O vereador Toniel confirmou o problema, rebatendo alegação de que a questão já teria sido solucionada. Para ele, muitas vezes a responsabilidade é transferida para o governo federal. Entende que a responsabilidade de fornecer medicamento é do município.

O vereador Juraci da Mata (PV) sugeriu a convocação do Secretário de Saúde para prestar esclarecimentos na Câmara.

O vereador Antônio Carlos “Tal” (PSDB) manifestou que não observa um problema crônico, pois sempre encontra o medicamento que procura. Além disso, destacou a responsabilidade do governo federal, que muitas vezes acaba atrasando o repasse dos medicamentos.

ESTRADAS RURAIS - O vereador Paulo do Roque (PP) parabenizou o Secretário de Obras e administração municipal pelo serviço que está sendo executado nas estradas rurais do município.

O vereador Ademar Mazurega (PSDB) acrescentou que as melhorias estão chegando às estradas do bairro onde reside. Ele concordou que o serviço está sendo bem executado.

CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO - O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) reclamou da falta de atenção do governo municipal em alguns pontos. Comentou que o ginásio poliesportivo foi inaugurado em 2007 e nunca passou por reforma. Para ele, a vida longa depende da manutenção. Também citou a falta de manutenção na Praça Lídio Piza. Entende que os cuidados devem ser constantes para que a cidade fique mais bonita.

ASFALTO NA MATA DO SINO - O vereador Antônio Carlos “Tal” (PSDB) informou que a empresa responsável está fazendo a medição do projeto de asfaltamento para a Mata do Sino. Também comentou sobre o serviço de cascalhamento nas estradas rurais, sendo que problemas estão sendo solucionados.

AMPLIAÇÃO DE CRECHE - Fazendo uso da tribuna, o vereador Jaime Prado (PSC) comentou alguns temas voltados à administração pública. Iniciou complementando palavras do colega Toniel sobre a necessidade de manutenção dos prédios públicos. Citou problemas na Praça Ana de Souza Senedese, quadra da Mata do Sino, quadro dos Gomes, ginásio poliesportivo e barracão de festas. Aproveitou para rebater acusação feita em reunião anterior de que vereadores orientam morador a não assinar estrutura de terreno para o posto no bairro dos Gomes. “São algumas inverdades que trazem para esta Casa e ficam jogando os outros contra a população”, reclamou.

Jaime ainda relatou visita à creche municipal, quando verificou a necessidade de ampliação. Segundo ele, são 78 alunos matriculados sem uma estrutura física adequada, além de uma demanda constante. Entende que a prefeitura deveria executar uma obra emergencial, enquanto o município aguarda a conquista da creche Pró-Infância do governo federal. Chegou a sugerir a devolução de recursos pela Câmara para viabilizar a obra necessária.

O vereador Toniel manifestou que a creche foi construída há pelo menos 25 anos, quando a demanda era muito pequena. Porém, hoje o espaço é muito pequeno para abrigar as crianças, sendo que todos os prefeitos que passaram não foram sensibilizados para solucionar o problema.

FONTE: A Folha Regional - Ed. 1205