Câmara
Buscar no site:

Câmara de Juruaia conclama população para voto consciente



Em 09/10/2010 - Câmara de Juruaia conclama população para voto consciente

Durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 27/09, os vereadores conclamaram a população para o exercício do voto consciente. A presença de moradores dos bairros Boa Vista e Casinhas também mobilizou os debates.

INDICAÇÃO E AGRADECIMENTO - O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) pediu empenho do Executivo para proceder a concretagem de uma parte restante do pátio do poliesportivo utilizado para treinamento de alunos condutores de veículos de auto escola.

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) manifestou seu agradecimento ao Secretário de Agricultura pela colocação de cascalho na estrada que dá acesso ao sítio do vereador José Vanildo e morador José Mello.


POPULAÇÃO INSEGURA - O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) revelou preocupação com a área de segurança pública no município. Segundo ele, estão sendo registrados alguns assaltos e tentativas de assaltos, causando insegurança à população. Pediu empenho para que providências sejam tomadas a respeito.

VOTO CONSCIENTE - As eleições deste domingo mereceram comentários de conscientização por parte dos vereadores.

- O vereador Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” - PSDB) conclamou aos eleitores que analisem bem os candidatos. “Quem fez, quem está fazendo e quem vai fazer por nossa tão querida Juruaia”, disse. Sugeriu que os indecisos procurem informações junto aos vereadores, prefeito e lideranças políticas.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) manifestou sua confiança de que quatro candidatos trabalharam por Juruaia. Comentou que os quatro candidatos apoiam o mesmo governo do estado. Além disso, argumentou que se fizeram por Juruaia contaram com a assinatura do governador na liberação dos recursos para o município. Neste sentido, citou que tudo que Juruaia conquistou a partir de 1990 se deve a Aécio Neves (como deputado federal e governador) e Antonio Anastasia. “Se hoje temos R$ 26 milhões investidos em Juruaia temos que dar graças ao governo de Minas”, falou. Neste contexto, afirmou que neste domingo é o momento de renovar este compromisso. “Para fazer mais, precisamos eleger esta turma. Muita gente pede votos em Juruaia, mas que trabalharam foram estes quatro”, decretou.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) comungou com as palavras do presidente no sentido de que orientar a população para que vote em candidatos que trabalham por Juruaia. “É hora da população fazer justiça e dar a retribuição a essas pessoas e outros candidatos que estão trabalhando pelo município”, falou. Confessou ficar chateado ao saber que pessoas vão votar em candidatos que nem mesmo conhecem Juruaia e nunca promoveram benefícios para o município. Para ele, a dispersão dos votos pode enfraquecer a política local. Assim, também pediu que a população refleta sobre os candidatos que realmente ajudam o município. Pessoalmente, vem apresentando nomes que valorizam a cidade e tem propostas honestas.

IMPASSE COM PATRULHA MECANIZADA -A destinação de um trator, através do deputado federal Carlos Melles (DEM), gerou debate pelos vereadores.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) revelou boatos de que o maquinário não será destinado aos moradores dos bairros Casinhas, Boa Vista e São Bento. Reivindicou que o trator realmente seja encaminhado aos três bairros.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) discordou da necessidade de debate sobre o tema. Entende que o debate pelos vereadores não tem sentido, pois a determinação é do prefeito porque o recurso foi destinado em nome da prefeitura. “A canetada é o prefeito”, decretou. Sugeriu a realização de reunião para discussão sobre o tema diretamente com o prefeito. De qualquer forma, adiantou que é parceiro da associação e dos moradores dos bairros, garantindo seu apoio. Defendeu o bom senso para que o impasse seja superado.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) agradeceu ao deputado federal Carlos Melles (DEM) pela emenda parlamentar no valor de R$ 107.250,00 junto ao Ministério de Agricultura. Citou o empenho e convênio que destina o valor à aquisição de uma patrulha agrícola. Acrescentou que a Caixa Econômica Federal já autorizou a prefeitura a fazer a aquisição. Em seguida, o vereador manifestou sua preocupação com as informações obtidas de que o equipamento não será destinado à Associação de Moradores.

Toniel lembrou que no dia 09/11/2009 encaminhou o pedido ao deputado Melles. Com isso, o prefeitura providenciou toda a documentação solicitada pelo Ministério da Agricultura. Assim foi possível viabilizar a conquista. O vereador explicou que seu pedido ocorreu no sentido de que os recursos fossem destinados diretamente à associação. Porém, não houve aprovação pelo Ministério da Agricultura. Diante disso, o prefeito aceitou a alternativa da destinação dos recursos através da prefeitura. Na época, houve o compromisso do prefeito junto ao assessor do deputado de que o equipamento seria repassado à associação. Portanto, o vereador sugeriu que o prefeito seja convencido para que tudo seja feito de acordo com a vontade do deputado e necessidade dos moradores. O próprio deputado Melles já tomou conhecimento do impasse e manifestou sua confiança de que o prefeito vai atender a solicitação. Mas o deputado revelou sua disposição de conversar com o governador pedindo seu empenho junto ao prefeito para que seja mantida a idéia original de destinar o equipamento para a associação.


RECAPEAMENTO E MIRANTE II - O vereadorJosé Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) defendeu ações no Executivo em favor do bairro “Risca Faca”. Manifestou seu entendimento que o prefeito deve fazer algo em favor do bairro, pois foi promessa de campanha política. Argumentou que o ex-prefeito não fez nada pelo bairro, mas também não foi pedir votos na localidade. Ironizou: “O atual prefeito prometeu deixar um brinco, mas estive lá e não vi nada. Só se este brinco estiver na orelha de alguém lá”.

Em seguida, Nego do Zote reivindicou ações no bairro Mirante II. Diante da proximidade das chuvas, sugeriu que o Executivo tome providências rápidas.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) sugeriu que o colega acompanhe os processos licitatórios da prefeitura, sendo esta uma de suas prerrogativas. Informou que nas próximas semanas deverá ocorrer a visita técnica e abertura de licitação. Explicou que as providências ainda não foram tomadas devido ao período eleitoral, sendo este um impedimento legal. A expectativa é que, apontada a empresa vencedora, será feito o recapeamento da cidade e conclusão do bairro citado.

Fonte: A Folha Regional