Câmara
Buscar no site:

Câmara de Juruaia e os números e cores do poder



Em 26/03/2010 - Câmara de Juruaia e os números e cores do poder

Confira os principais assuntos debatidos durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 22/03. Destaque para a disputa entre 15 e 45, vermelho e amarelo.

PROMETE POLÊMICA - Deu entrada no Legislativo o projeto de Lei que “autoriza o Executivo a proceder a alienação de lotes que menciona”. O Executivo informou que com a venda dos lotes estará procedendo uma série de reformas urbanísticas na cidade de Juruaia, tais como: instalação de meio-fios e placas de sinalização de trânsito, serviço de arborização,  instalação de rede pluvial, facilitação de acesso aos deficientes físicos e padronização de lombadas, construção de nova piscina (juntamente com barracão e vestiários), aquisição de área para loteamento popular e/ou construção de casas populares com infraestrutura (água, energia e saneamento básico), aquisição de área para a construção do centro de eventos de Juruaia (para atividades/eventos diversos e realização da Felinju), ampliação da frota municipal (ajudando no desenvolvimento rural e manutenção das estradas rurais) e construção de velório na Mata do Sino.

Trata-se do conhecido e polêmico terreno da “piscina”, tema de muita polêmica durante o mandato anterior. A área será destinada à instalação de empresas do ramo industrial, comercial e/ou prestação de serviços. Segundo o presidente da Câmara, a venda ocorrerá através de leilão e o Executivo espera arrecadar valores em torno de R$ 3.400.000,00. O projeto foi encaminhado às comissões competendes, devendo entrar na pauta de discussão e votação nas próximas reuniões. Porém, já é possível prever muita polêmica em torno do assunto. O presidente não descartou a possibilidade de realização de reunião extraordinária no dia 29/03, após audiência pública prevista para a data.

OS NÚMEROS DO PODER -O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) solicitou o uso da tribuna pelo tempo de 10 minutos, acrescidos do tempo regimental de 5 minutos, para responder críticas feitas pelo presidente Rodrigo nas reuniões passadas relativas à administração anterior.

- Toniel explicou que, como presidente do PMDB, se sentia na obrigação de responder às críticas feitas ao partido. Lembrou declaração do presidente de que “se o 15 fosse bom teria vencido a eleição”. Toniel rebateu afirmando que “nem sempre ganha o melhor”, fazendo uma analogia com a Seleção Brasileira de Futebol que ganhou cinco Copas do Mundo. De posse de um programa de campanha, lembrou que o então candidato a vice-prefeito Celso chamou o então prefeito Dr. Rubens de “estelionatário político” pelo não cumprimento de promessas de campanha. O vereador reconheceu a dificuldade de cumprimento das promessas, mas defendeu o empenho até o último dia do ex-prefeito Dr. Rubens. Entende que o atual prefeito Alvinho não esta correspondendo ao anseio da população. Reconheceu que ainda é cedo para dizer que o atual prefeito não fez nada, acreditando que poderá fazer algo interessante. Em seguida, de posse de “propaganda de campanha” do atual prefeito, citou os vários compromissos firmados. Manifestou que nada mudou em relação ao passado.

Depois de toda manifestação, acima dos 15 minutos previstos, Toniel foi direto: “O 45 ganhou por causa dessas promessas, que precisam ser cumpridas para que o 45 seja melhor que o 15”. Finalizando, cobrando o prefeito para que cumpra as promessas feitas à população.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) procurou esclareceu que sua declaração (“Se o 15 fosse bom teria ganho a eleição”) não se referiu aos membros do partido ou pessoas que votaram no 15. “Mas sim por um motivo de arrogância da sua pessoa (Toniel) quando disse que se fosse feito o DNA da estrada daria 15”, disse. Por isso, repetiu a declaração, mesmo garantindo o respeito que mantém pelas pessoas do partido. Entende que o colega teve a intenção de mencionar problemas pessoais de membros do 45.

Em seguida, o debate foi intenso entre Toniel e Rodrigo, sendo assistidos pelos colegas.

AS CORES DO PODER -Num momento de descontração, Toniel pediu permissão para fazer uma “brincadeira” e confessou sua tristeza pelo fato de parte da nova quadra esportiva do bairro dos Gomes ter sido pintada com a cor amarela (cor do adversário 45). A “brincadeira” arrancou risos entre os vereadores e pessoas no auditório. O presidente explicou que a quadra tem as cores da bandeira: verde, amarelo, azul e branco. E completou a brincadeira: “A paixão realmente atrai olhares, pois você ficou impressionado com o amarelo”.

- Zito Podadeira lembrou que no mandato anterior foram arrancadas todas as flores, replantando somente as flores vermelhas (cor do 15). Brincando, disse que os canteiros ficaram bonitos e padronizados. “Cada partido puxa a sardinha para o seu lado e quer aparecer com as cores da bandeira”, disse.

DETALHE -Zito Podadeira (45) estava com uma camisa da cor amarela, enquanto que o colega Nego do Zote (15) com uma camisa da cor vermelha. Eles sentam lado-a-lado e o detalhe também foi motivo de risos durante a reunião.

RECONHECIMENTO AOS 20 ANOS DA FOLHA -O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) manifestou sua alegria pelas comemorações dos 20 anos de fundação deste semanário. Afirmou que se trata de um jornal respeitado em toda a região, que sempre transmite os fatos políticos de forma objetiva, clara e imparcial. Transmitiu os votos de parabéns ao diretor Vagner Alves, destacando os esforços do jornal para divulgar de forma integral e imparcial os fatos debatidos durante a reunião da Câmara de Juruaia. “O jornal esteve presente na história de Juruaia em todos os momentos especiais divulgando os progressos, sucessos, na alegria e na tristeza. Fico feliz por este jornal crescer, se manter forte e se solidificar a cada ano no cenário regional”, disse.

- O vereador José Podaderia Neto (“Zito Podadeira” - PSDB) parabenizou o diretor e equipe deste semanário pelas comemorações dos 20 anos. Para ele, o jornal faz excelente  trabalho, desejando muito sucesso.

PADARIA COMUNITÁRIA - Através de indicação, o vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) solicitou empenho para que seja verificada a viabilidade de instalação no município de Juruaia uma “padaria comunitária”. Com isso, seríam fornecidos pães para todas as escolas, creches e órgãos da administração pública direta e indireta, gerando economia aos cofres públicos.

LIXO ESPALHADO - Através de indicação, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) solicitou empenho junto ao Departamento competente para adaptar o caminhão de coleta de lixo, pois o mesmo está coletando e ao mesmo tempo espalhando o lixo pela cidade. Também sugeriu que, caso o município não queira adaptar o veículo, que decida pela terceirização da coleta do lixo de Juruaia, pois facilitaria a execução do serviço e ajudaria a administração municipal no desenvolvimento do município.

ORELHÕES E RAMPA -Através de indicação, o vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) solicitou empenho junto a TELEMAR para providenciar uma manutenção nos orelhões do município de Juruaia, sendo que a maioria não está funcionando e os aparelhos se encontram danificados. Lazinho ainda reivindicou a construção de uma rampa de acesso ao Posto de Saúde do bairro dos Gomes.

PONTE DO GUINEZINHO -O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) pediu providências para a recuperação da referida ponte, que esta danificada há cerca de sete meses. Reconheceu a ponte fica na divisa com o município de Muzambinho, mas argumentou que os moradores de Juruaia são os mais prejudicados.

TERRENOS BALDIOS -O vereador Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” - PSDB) fez um apelo aos proprietários de terrenos para que cuidem a limpeza dos mesmos. Caso contrário, será necessário aplicar herbicida e até mesmo colocar o trator para fazer a limpeza. Também pediu que os proprietários facilitem o trabalho da equipe de prevenção contra a dengue. Até porque tem conhecimento da existência de um caso da doença no município.

REFORMA DA PREFEITURA - O vereador Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” - PR) parabenizou o prefeito e fiscal de obras pela reforma do prédio da prefeitura. Providência esta que não era tomada há algum tempo. Para ele, a providência é bastante importante.


FONTE: A Folha Regional - www.afolharegional.com