Centro de Especialidades inova saúde pública em Juruaia

Em 25/07/2011 - Centro de Especialidades inova saúde pública em Juruaia

A implantação do Centro de Especialidades Padre Antônio Carvalho de Faria vem proporcionando uma nova dinâmica no atendimento à saúde em Juruaia. Os detalhes da iniciativa foram revelados à nossa reportagem pelo Secretário Municipal de Saúde, Dorival Antônio da Silveira, mais conhecido por “Dorival da Ambulância”. Eleito vereador na atual legislatura, Dorival deixou o cargo no final de 2009 para assumir a pasta da saúde. Desde então, vem se destacando com ações e iniciativas importantes no setor.

Uma destas ações foi a transformação da antiga Escola Estadual Eduardo Senedese no Centro de Especialidades Padre Antônio Carvalho de Faria. O prédio foi repassado pelo estado ao município. Com recursos estaduais em torno de R$ 800 mil, a administração municipal promoveu uma ampla reforma e adaptação no prédio, viabilizando a implantação de uma nova unidade de atendimento na área de saúde. As obras foram concluídas em dezembro de 2010 e o Centro de Especialidades entrou em funcionamento em março de 2011.

Dorival da Ambulância esclareceu que a implantação do Centro de Especialidades representou uma grande evolução na saúde pública municipal de Juruaia. Até porque havia uma carência de espaço físico no centro de saúde anterior.

Atualmente, o centro oferece as seguintes especialidades: clínica geral, urologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, psicologia, oftalmologia, nutricionista, fonoaudióloga, cardiologia e fisioterapia. A profissional fisioterapeuta atende de terça a sexta-feira, durante 8 horas diárias. Existe ainda a intenção do secretário, com o apoio e aprovação do prefeito, de oferecer também a otorrinolaringologia. O atendimento é feito mediante uma escala dos profissionais durante a semana, de forma gratuita à população. Apenas no atendimento de oftalmologia é cobrado o valor de R$ 50,00 por consulta, mediante convênio firmado entre a prefeitura e o profissional. Anteriormente, este atendimento era realizado na cidade de Machado. Além disso, é oferecido o mesmo atendimento através do CISLAGO e Secretaria de Estado da Saúde. São feitos os procedimentos de baixa complexidade, reduzindo as transferências e transporte de pacientes para outros centros de atendimento. Portanto, o novo centro vem gerando economia para os cofres públicos nas despesas de transporte de pacientes. A transferência e encaminhamento para outros centros mais distantes somente ocorre nos procedimentos de alta complexidade.

O Centro de Especialidades também funciona como um centro municipal de saúde, evitando muitos atendimentos no pronto socorro do hospital. Dorival ainda relata que o centro abre as portas às 03:30 horas, oferecendo café da manhã e amplo conforto para os usuários. Com isso, evitando as filas na rua durante as madrugadas frias e chuvosas. O atendimento no Centro de Especialidades, segundo o secretário, atende a quase 100% da demanda da população. Este objetivo esta sendo perseguido, visando o atendimento pleno à comunidade.

Veja abaixo galeria de fotos do centro de especialidades em saúde pública

Centro de Especialidades inova saúde pública em Juruaia