Câmara
Buscar no site:

Câmara repercute Juruaia no Domingão do Faustão



Em 28/09/2015 - Câmara repercute Juruaia no Domingão do Faustão

O destaque nacional alcançado por Juruaia no programa Domingão do Faustão no último domingo mereceu comentários elogiosos e declarações de satisfação na reunião do Legislativo no dia 28 de setembro. O presidente Juraci ainda alertou quanto ao grave problema de falta de vagas na creche do município. Foram registradas as ausências justificadas dos  vereadores Ademar Mazurega e Antônio Carlos Gonçalves Marques (ambos do PSDB).

FUNDO DE PREVIDÊNCIA, PORTAL E LOMBADAS - Através de requerimento, o vereador Jaime Prado (PSC) solicitou o envio de ofício à presidente do Fundo Previdenciário do município pedindo informações sobre a real situação dos pagamentos da prefeitura junto ao referido fundo de previdência. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores.

Jaime Prado ainda pediu empenho da prefeitura no sentido de promover melhorias no Portal de Juruaia, acreditando que muitas pessoas “passaram vergonha” com as imagens divulgadas no programa Domingão do Faustão. Em seguida, manifestou agradecimento ao engenheiro/diretor do DER de Poços de Caldas, Dr. Fernando, que atendeu solicitação quanto à implantação de redutores de velocidade no bairro Laranjeiras. Reconhece que a providência não deverá solucionar o problema por completo, mas entende que a providência será um alento.

AÇÃO DE DEPUTADOS E DOMINGÃO DO FAUSTÃO - O vereador Esmael Alves da Trindade (PSDB) manifestou ser preciso agradecer a todos que ajudam o município. Explicou que cada deputado conta com uma quantidade de recursos para dividir com as bases nas cidades. No caso de Juruaia, o deputado estadual Emidinho Madeira (PT do B) estará destinando recursos para a aquisição de um veículo para a área de saúde. Já o deputado estadual Gustavo Corrêa (DEM) sinaliza com a destinação de recursos para obras de infraestrutura. Por fim, também existe uma emenda parlamentar no valor de R$ 339 mil do deputado federal e Secretário de Governo em Minas, Odair Cunha (PT). O dinheiro será destinado diretamente ao município, havendo um acordo com o Conselho Municipal de Saúde de encaminhamento do máximo possível do valor para o Hospital Monsenhor Genésio. Rebateu críticas no sentido que o recurso citado teria sido “perdido” pelo município.

Esmael ainda confessou satisfação pelo espaço que Juruaia conquistou no programa Domingão do Faustão, destacando o município em rede nacional. Acredita que o Portal não ficou tão feio na televisão, como pode ser verificado in loco. Para ele, não é preciso muita coisa para melhorar “a cara do Portal”, mas nada foi feito até o momento. Mesmo assim, observa que o objetivo de divulgar a lingerie de Juruaia foi plenamente alcançado. Também elogiou os eventos realizados, principalmente com a maior lingerie do Brasil, podendo em breve ser o maior do mundo. “Valeu o esforço de todos e o objetivo foi alcançado”, disse.

LINGERIE, LIXO E CIRURGIA - O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) foi direto ao afirmar que “ainda bem que passou o nosso portal feio na televisão”. Ou seja, numa alusão de que mesmo assim a cidade teve destaque nacional de forma positiva. Parabenizou a Toque Brasil, associação que desenvolveu o projeto da maior lingerie do Brasil, como também os empresários que participaram. Ele acredita que se fosse preciso pagar uma propaganda com cerca de cinco minutos como foi a reportagem, custaria no mínimo meio milhão de reais para o município. Tenho a certeza de que Juruaia vai conquistar novos clientes para o produto da lingerie. “Se não tivesse passado o portal feio na televisão não teria sido feita esta propaganda espetacular”, disse.

Toniel ainda transmitiu reclamação dos moradores da zona rural porque a coleta de lixo não está sendo feita como vinha ocorrendo com frequência. Assim, pediu uma atenção especial do Executivo no sentido de melhorar esta questão. Por fim, o vereador relatou drama vivido por morador do bairro Corobó que precisa de uma cirurgia de retirada de pedra da vesícula. Contou que o cidadão já passou por um processo bastante complicado, conseguindo recuperar a saúde, mas vem enfrentando este novo problema. Assim, pediu empenho por parte da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de atender o morador e amenizar o seu sofrimento. Dorival Antônio da Silveira (PSDB) informou que o cidadão já está incluído no mutirão de cirurgias que vai ocorrer, no máximo, até o mês de novembro.

LIMPEZA DE RUAS E MELHORIAS NO PORTAL - Através de indicação ao Executivo, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (PSC) solicitou que a prefeitura proceda a limpeza das ruas onde estão localizados os lotes de loteamentos que estão recolhendo IPTU para o município. Justificou que as ruas desses loteamentos se encontram sujas, com as sarjetas cheias de mato, sendo necessária a capina ou utilização de herbicida para combater o crescimento do mato. Em seguida, Agnaldo lamentou a falta de resposta a sua indicação sobre a necessidade de implantação de redutores de velocidade entre as Ruas Jacob Senedese e Ana Vitória.

Agnaldo também parabenizou a Toque Brasil, empresários e todos que participaram do evento que culminou com reportagem no Domingão do Faustão a custo zero para o município. Mas voltou a cobrar providências de melhorias no Portal, sugerindo reunião com o prefeito, empresários e população para discutir a questão. “A cara de Juruaia é a entrada da cidade”, argumentou.

TRÂNSITO, FAUSTÃO E CAFÉ - Através de indicação ao Executivo, o vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (PSD) solicitou a alteração na sinalização de trânsito na Rua José Senedese, próximo à casa do Sr. Marcos dos Ananias. Explicou que no local existe uma placa de contramão de direção, sendo que os moradores reivindicam que somente os veículos de grande porte (ônibus e caminhões) sejam proibidos de trafegar pela rua.

No seu pronunciamento, Edson manifestou agradecimento a Deus, pois entende que somente acontecem “coisas boas” no município. Argumentou que a TV Globo comanda o país e uma propaganda como ocorreu no Faustão deverá aumentar em 30% as vendas em Juruaia. Elogiou os empresários e ACIJU pela excelente ideia, agradecendo também a prefeitura pelo apoio. Também agradeceu ao deputado estadual Emidinho Madeira pela viabilização de recursos para o município. Aproveitou para destacar o Consórcio do Café, também de iniciativa do deputado Emidinho, sendo que o município de Juruaia é um dos maiores produtores de café da AMOG. Por fim, Edson parabenizou e agradeceu o prefeito pela atitude de cancelar o show de fim de ano devido ao alto custo financeiro. Ao mesmo tempo, o Executivo decidiu pela realização de uma semana de festas na praça e destinação de recursos para o hospital. “Administrar é pensar no povo”, disse.

GRAVE PROBLEMA COM FALTA DE VAGAS NA CRECHE - O presidente Juraci Porfírio de Souza (PV) contou que esteve em Belo Horizonte no lançamento do Consórcio do Café em Belo Horizonte na última semana, numa iniciativa do deputado estadual Emidinho Madeira (PT do B). Também parabenizou o colega Edson Ponte Preta que conseguiu recursos junto ao deputado Emidinho, beneficiando a cidade de Juruaia e distrito da Mata do Sino.

Em seguida, Juraci relatou a grande dificuldade que a população vem enfrentado com a falta de vagas na creche municipal. Lembrou que este problema vem sendo revelado por diversos vereadores nos últimos meses. Assim, entende que os empresários e Associação Comercial (ACIJU) devem ser mobilizados. Considerando que Executivo e Legislativo sempre apoiam a lingerie no município, agora espera o retorno por parte das empresas de lingerie. “Ou as empresas com mais de 30 funcionários tenham creches individuais”, disse. No final, sugeriu uma reunião com Executivo, vereadores, ACIJU, empresários e população em geral, para a busca de uma alternativa viável e imediata para este grave problema.

Fonte: A Folha Regional