Juruaia realiza campanha de doação de sangue

Em 28/08/2013 - Juruaia realiza campanha de doação de sangue

Por diversas razões há quem necessite receber doação de sangue. Assim como há portadores de hemofilia, leucemia e anemias, todos os dias acontecem centenas de acidentes e cirurgias que exigem transfusão. O sangue não tem substituto. Por isso, a doação salva milhares de vidas.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes por ano, os Hemocentros estariam com seus estoques abastecidos de modo suficiente para atender toda a população. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental.

No último dia 16 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Juruaia, em parceria com a Unidade de Vigilância em Saúde e o Banco de Sangue de Alfenas, promoveu a Campanha “Doe Sangue. Doe Vida” no Hospital Monsenhor Genésio, das 08:30 às 19:30 horas.

Foram coletadas 117 bolsas de sangue (450 ml cada uma), podendo cada uma delas, ser divida para dois pacientes, uma vez que estas são separadas em papas de hemácias e plasma.

A Secretaria de Saúde e parcerios manifestaram agradecimento a todos os doadores que não mediram esforços e horas perdidas de seus afazeres. Agradece também ao diretor da Escola Estadual Eduardo Senedese, Mário Heber Segreti, que se empenhou e mobilizou boa parte de seus alunos para que fizessem pela primeira vez parte deste ato de solidariedade. Também à diretoria do Hospital por ter colaborado com a campanha e cedido espaço para a realização da mesma. Aos funcionários do Banco de Sangue, que permaneceram no local todo o tempo. E, enfim, a todos que direta ou indiretamente, colaboraram com a Campanha.

Fonte: A Folha Regional - Ed. 1157