Luz para Todos mereceu elogios na Câmara de Juruaia

Em 31/05/2010 - Luz para Todos mereceu elogios na Câmara de Juruaia

Confira os principais assuntos debatidos durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 31/05. Entre os destaques estão novas conquistas, esportes e Luz para Todos.

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO -O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) solicitou empenho para proceder a operação tapa buracos na Rua Antônio Tomé de Rezende, pois a mesma se encontra cheia de buracos;

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) solicitou empenho para proceder a instalação de um mata burro na propriedade do Sr. Sérgio Sandro Marques, no bairro Gomes. Pediu ainda que proceda o patrolamento da estrada dos Srs. Josias de Paula Trindade e Paulo Augusto Trindade, nos bairros Itupava e Cachoeira, pois os mesmos estão começando suas colheitas e necessitam da estrada.

VALORIZAÇÃO DO ESPORTE -Foi aprovado por unanimidade o Decreto Legislativo autorizando o presidente da Câmara a proceder a devolução ao Executivo da importância de R$ 500,00. Por indicação dos vereadores, o recurso deverá ser utilizado para premiação com medalhas da 3ª Etapa Mineira de Judô, que será realizada em Juruaia em 13 de junho de 2010.

- O presidente Rodrigo elogiou o trabalho desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Esportes, através de Luiz Soldado e apoio de outras pessoas. Entende que o esporte de Juruaia tem apresentado resultados positivos, destacando a modalidade do xadrez e judô.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) valorizou o trabalho do Prof. Edilson. Também destacou a importância do judô. Em seguida, parabenizou os alunos da Escola Estadual Eduardo Senedese que conquistaram a medalha de prata no futsal feminino, além de três medalhas (ouro, prata e bronze) na modalidade do xadrez em competições em Guaxupé. Agradeceu o prefeito pelo transporte dos alunos.

NEGÓCIOS DE LINGERIE - Foi aprovado por unanimidade, em regime de urgência, o projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Central de Negócios de Lingerie de Juruaia. Durante a discussão, diversos veredores se manifestaram destacando a importância da lingerie para o município, problemas previstos e perspectivas. Mas, principalmente, valorizando o trabalho e competência  dos confeccionistas e lideranças de Juruaia.

LUZ PARA TODOS -Através de requerimento, o presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) solicitou o envio de votos de congratulações ao Sr. Júlio Izaias Rezende Costa (Agente do Luz para Todos) e ao Sr. Paulo Menicucci (Coordenador de Energia Rural da Cemig), parabenizando os mesmos pelos relevantes serviços prestados à população de Juruaia, referente ao Programa Luz para Todos.

- O presidente Rodrigo explicou que o agente Júlio esteve no município fazendo o cadastramento de propriedades, juntamente com os vereadores Carlinho da Babilônia e Nilsinho. Em seguida, informou que foram visitadas, fotografadas e georeferenciadas 413 propriedades do município, sendo que mais de 200 já foram beneficiadas com o programa. Elogiou também o empenho dos vereadores, destacando o resultado positivo do trabalho. A Câmara Municipal disponibilizou sua secretaria para o cadastramento. O vereador ainda acrescentou que Juruaia é o município da microrregião da AMOG com o maior número de micro produtores (sitiantes). Por fim, destacou também o empenho prefeito Álvaro Mariano Júnior e da própria Cemig.

- O vereador Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” – PSDB) destacou o grande empenho do agente Júlio. Prova disso, que chegou a trabalhar um dia sem almoço para evitar perder alguns cadastros. Assim, agradeceu o empenho de Júlio e Guerino. Juntamente com os profissionais, o vereador conta que conseguiu visitar 130 propriedades, sendo que 91 cadastros foram georeferenciadas. Agradeceu ainda a secretária Joice (Câmara) pela dedicação, colega Dorival (secretário de Saúde) e todo o grupo político que trabalha sempre unido. “Temos que deixar de discutir o passado, passando a nos preocupar com o presente e futuro”, aconselhou.

CONQUISTA DE MÁQUINA - O presidente Rodrigo informou que foi autorizado o empenho de uma retroescavadeira para o município de Juruaia através de emenda do deputado José Santana de Vasconcelos (PR). A expectativa é de liberação do recurso ainda no mês de junho, viabilizando a aquisição da máquina, beneficiando principalmente os moradores da zona rural.

HABITAÇÃO E CAMPO DE MALHA -O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” – PSDB) destacou a importância do projeto de Lei que visa a criação do Fundo de Habitação de Interesse Social (FHIS) e institui o Fundo Gestor do FHIS. O projeto esta em tramitação e deverá ser votado nas próximas reuniões.

Lazinho ainda reivindicou a recuperação do campo de malha ou chapa, atendendo praticantes do município. Lembrou que esportistas precisam do campo para treino, visando competir no Campeonato da AMOG.

VELÓRIO NA MATA - O vereador Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” – PR) informou que acompanhou assinatura de convênio em Belo Horizonte viabilizando a construção do Velório da Mata do Sino. Destacou o grande anseio dos moradores para que a conquista fosse viabilizada. O vereador relatou ainda que esteve em várias secretarias, onde tomou conhecimento de que será liberada verba para a praça e R$ 300 mil para obras de recapeamento. Por fim, parabenizou os fiscais de obras pela conclusão de serviços nos bairros Grama e Palestina.

PROJETO DO TRATOR -O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) informou que esta aguardando a liberação de alguns recursos através dos deputados Antônio Carlos Arantes e Carlos Melles. Em seguida, esclareceu que a conquista se refere à liberação de recursos para a aquisição de um trator.

EDUCAÇÃO PRESTA CONTAS - Na próxima edição, confira um resumo da participação da Secretária Municipal de Educação, Elisa Reis, na tribuna da Câmara prestando contas sobre o trabalho desenvolvido por sua pasta.