Maior empresa do setor lácteo do mundo agora em Juruaia

Em 06/08/2013 - Maior empresa do setor lácteo do mundo agora em Juruaia

No dia 31 de julho de 2013, foi vendida a bem sucedida empresa Balkis Queijos finos, para a multinacional francesa Lactalis, por cerca de 70 milhões de reais. Na venda foram adquiridas duas unidades de produção: de Santo Antônio do Aracanguá/SP e em Juruaia/MG.

A empresa Balkis, produtora de queijos gourmet, fundada pelo empresário brasileiro Alexandre de Almeida Marques, há vinte e três anos sempre prezou pela qualidade de seus produtos, visando o respeito aos fornecedores, colaboradores e consumidores. Este foi o fator primordial que fez com esta marca se tornasse bem vista no Brasil e no mundo. Somente no ano passado a Balkis Queijos Finos teve receita liquida de cerca de R$ 45 milhões.

A empresa Lactalis foi fundada em 1937 na cidade de Laval no norte da França por André Besnier. Nos seus anos iniciais atudou como um pequeno lacticínio. Porém, sempre tendo a visão de qualidade e respeito, conseguiu se desenvolver gerando cada vez mais empregos e melhores condições de vida aos seus colaboradores e às cidades e regiões da instalação de cada unidade de produção. Em julho de 2011 a Lactalis adquiriu a maior parte das ações da empresa italiana Parmalat S. p. A. se tornando a partir de então a maior empresa do setor lácteo do mundo. Hoje, ela tem em seu poder 198 unidades de produção, 55.300 funcionários em 61 países, sendo que 60% das vendas da colossal francesa são na Europa, 16% na América do Norte e 24% nas demais regiões do mundo. No ano passado, processou 15 bilhões de litros de leite, o que equivale quase a metade da produção brasileira e teve receita de 15,7 bilhões de euros.

Para fechar negócio, a Lactalis visitou vários laticínios brasileiros para que pudesse encontrar aquele que fosse mais sadio podendo assim adquiri-lo.

É importante frisar que a Lactalis tem como lema: “ambição”, isto para que haja desenvolvimento de todos os envolvidos; “engajamento”, para que nas dificuldades todos encontrem forças para ser melhores de si mesmos; e “simplicidade”, para que se possa reconhecer que sempre há o que aprender e desenvolver.

A vendedora (Balkis) foi assessorada pelo escritório Azevedo Sette Advogados e a compradora (Lactalis) por Araújo e Policastro Advogados. A Magma Brasil Consultoria participou como assessora financeira.

A Lactalis tem em seu portifólio importantes marcas na Europa e no mundo como a Président, Lactel, Parmalat, Bridel e agora os deliciosos queijos Balkis.

Na terça feira, 06 de agosto, estiveram em Juruaia o ex- diretor presidente e fundador da Balkis Alexandre Almeida Marques, o diretor geral da lactalis no Brasil Thierry Trottereau e o diretor industrial da Lactalis na América Latina Yoann Le Bloas. Em reunião com os funcionários, orientaram sobre alguns dos objetivos a conquistar, sempre colocando em evidência a importância do trabalho conjunto do produtor rural e da indústria para que o sucesso seja garantido para ambas as partes, mantendo sempre alimentos de qualidade na mesa de todos os consumidores.

Em reunião com o prefeito Álvaro Mariano Junior, vice prefeito Rodrigo Luis Dias da Silva e o secretário de indústria e comércio Celso Marques do Carmo, a prefeitura municipal se colocou à disposição da empresa Lactalis do Brasil (Balkis), sendo que esta aumentará ainda mais os benefícios para o pequeno, porém empreendedor município de Juruaia.

Colaborou: Robson Custódio - Juruaia

Fonte: A Folha Regional - Ed. 1153