Projeto aprovado viabiliza agência da CAIXA em Juruaia

Em 05/11/2012 - Projeto aprovado viabiliza agência da CAIXA em Juruaia

A reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 05 de novembro foi marcada pela aprovação de importante projeto. Locação de imóvel pelo Executivo irá possibilitar a implantação de unidade da Caixa Econômica Federal no município. Outro vereador solicitou a instalação de unidade da Cooxupé, salientando que a iniciativa será de grande importância para os produtores rurais.

Destaque para a presença no auditório do vereador eleito em São Pedro da União, Edno Pacheco (PMDB), com 158 votos. Será o terceiro mandato do vereador. Também no auditório, o vereador eleito em Juruaia, Ademar Mazurega (PSDB), com 240 votos. Ambos foram cumprimentados pelos vereadores durante a reunião.

JURUAIA TERÁ UNIDADE DA CAIXA

Foi colocado em votação e aprovado por unanimidade em regime de urgência, projeto de Lei autorizando o Executivo a proceder a locação de imóvel. Segundo a justificativa, o projeto tem a finalidade de possibilitar a implantação da agência da Caixa Econômica Federal no município. Argumentou que trata-se de um importante agente financeiro que irá contribuir para o desenvolvimento econômico na medida em que os produtos a serem oferecidos, tais como investimentos, financiamentos, contas correntes, descontos de títulos, são as molas propulsoras para a expansão das atividades industriais e comerciais.

O valor do aluguel a ser pago será de R$ 1.866,00. O imóvel será cedido sem ônus à Caixa Econômica Federal para a implantação de agência na comunidade mediante assinatura de convênio. O local em questão trata-se de imóvel pertencente ao Lar São Vicente de Paulo de Juruaia. Portanto, a iniciativa também contribui para o desenvolvimento da entidade.

- O vereador Pachola considerou a iniciativa interessante e importante, principalmente porque os clientes terão acesso direto, sem a necessidade de deslocamento até Guaxupé. Também destacou a importância de utilização do imóvel do Lar São Vicente de Paulo, significando ajuda significativa para a entidade.

- O vereador Dorival da Ambulância também elogiou a iniciativa do projeto, considerando que a Caixa Econômica Federal é de grande valia para o município. Principalmente, para os funcionários públicos que utilizam a instituição através do Fundo de Garantia e empréstimos consignados. Lembrou que os clientes são obrigados ao deslocamento a Guaxupé ou Muzambinho, fato que gera grandes transtornos e dificuldades. Também valorizou o apoio ao Lar São Vicente de Paulo, destacando o empenho do prefeito Alvinho.

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (Edson Ponte Preta” – PSD) comentou a respeito, falando da importância econômica da iniciativa, inclusive auxiliando o Lar São Vicente de Paulo.

VEREADOR SOLICITA UNIDADE DA COOXUPÉ

- Através de indicação, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (Pachola- PSC) solicitou empenho do Executivo junto à Cooxupé para que a mesma estude a viabilidade de instalação de uma unidade ou filial no município de Juruaia. Argumentou que o município se destaca, além da produção de lingerie, na produção cafeeira e agropecuária. Portanto, entende que a instalação de uma unidade em muito facilitará a vida do agricultor e produtor rural da cidade, que não mais precisará se deslocar até Guaxupé para proceder os seus negócios.

Pachola acrescentou que foi procurado por muitos produtores rurais do município pedindo seu apoio e do Executivo para que Juruaia passe a contar com uma filial da Cooxupé. Destacou a grande produção cafeeira do município, sendo que neste ano o volume foi de 170 mil sacas. Portanto, entende que Juruaia esta precisando de um núcleo da cooperativa para que os produtores não mais sejam obrigados ao deslocamento até Guaxupé para efetuar seus negócios.

- O presidente Carlos de Castro (Carlinho da Babilônia- PSDB) informou que, alguns anos, conversou com a diretoria da Cooxupé apresentando a mesma reivindicação. A resposta ocorreu no sentido de que o custo seria elevado para a manutenção da filial em Juruaia, sendo que a distância é muito pequena para o deslocamento até Guaxupé. Porém, o vereador não soube analisar se o prefeito terá alguma força para efetivar a conquista.

- Pachola foi direto:Guaranésia é mais perto e tem. Caso a Cooxupé não queira, a Cooparaíso está interessada. Argumentou ainda que Juruaia colhe mais café que muitas cidades juntas.

LIMPEZA DE BUEIROS EM RODOVIA

- Através de requerimento, o vereador Dorival Antônio da Silveira (Dorival da Ambulância- PSDB) solicitou que o D.E.R. promova uma urgente limpeza nos bueiros da rodovia entre o município e Guaxupé (MG 1530). Segundo ele, a situação é péssima, colocando em risco o trânsito pela mesma.

CLIMA DE DESPEDIDA

- O vereador Lázaro Cirilo Coelho (Lazinho Coelho- PSDB) agradeceu aos companheiros pelo trabalho conjunto nos últimos quatro anos. Destacou a afinidade, carinho e respeito para com sua pessoa. Também agradeceu o apoio recebido durante a campanha eleitoral. No final, desejou aos reeleitos e eleitos uma boa administração nos próximos quatro anos.

FESTA EM PROL DO HOSPITAL

- O vereador José Vanildo Martins (Nego do Zote- PMDB) parabenizou os festeiros que organizaram e realizam festa beneficente ao Hospital Monsenhor Genésio. Agradeceu o apoio do colega Lazinho Coelho, que auxiliar no leilão realizado em prol da entidade.

- O vereador Edson Ponte Preta também parabenizou os organizadores da festa em prol do hospital.

Fonte: A Folha Regional - Ed. 1115