Câmara A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Projeto “Cidade Limpa” tem o apoio dos vereadores de Juruaia



Em 30/07/2010 - Projeto “Cidade Limpa” tem o apoio dos vereadores de Juruaia

Entre os temas principais debatidos durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 26/07 estão problemas com lixo e o projeto “Cidade Limpa”.

INDICAÇÃO -O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) solicitou ao Executivo empenho na reforma de um mata-burro na propriedade do Sr. Benedito Rezende Silva e colocação de dois caminhões de cascalho ao mesmo local. Também pediu que sejam feitos reparos na ponte do bairro Areias, que liga as propriedades de Manoel Mariano e Zequinha.

AGRADECIMENTOS - O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) parabenizou os organizadores da grande Festa de São Vicente realizada no município. Em nome de todos os festeiros, agradeceu as pessoas que se empenharam e colaboraram para o sucesso do evento. O vereador também agradeceu os fiscais da prefeitura pela conclusão de vários serviços durante o mês.

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) também parabenizou os festeiros da Festa de São Vicente e toda comunidade de Juruaia que trabalhou em prol do evento. Relatou que foi convidado para ser festeiro (juntamente com sua esposa) da Festa de Nossa Senhora, de 08 a 12 de outubro, evento que terá carater beneficente ao Hospital Monsenhor Genésio. Também foram convidados como festeiros os casais Gil e Érika, Nem Flório (Mata do Sino) e esposa, Feinho e esposa. O vereador pediu o apoio de todos na organização da festa.

LIXO NO QUINTAL DO VIZINHO - O vereador Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” - PSDB) revelou ter recebido reclamação de que “pessoas estão jogando lixo no quintal do vizinho”. Para ele, uma atitude que demonstra falta de respeito e educação. E aconselhou: “Faça a sua obrigação e jogue lixo no lixo. O que não quer para si, não deseje para o outro”.

- O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) corroborou com o colega, confirmando a prática de algumas pessoas que jogam lixo no quintal do vizinho. Também pediu que as pessoas façam a limpeza de seus terrenos, não deixando o mato e lixo. Até porque isto contribuie para o surgimento de cobras, o que coloca em risco a segurança das pessoas.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) confessou seu sentimento de impotência por participar da administração e não ter sido possível colocar em prática até o momento o Código de Postura do município. O projeto foi aprovado pela Câmara, sendo que a lei determinaria muita coisa positiva como a construção de passeios e muros, limpeza de terreno baldio, rebaixamento de sarjetas, coleta de lixo e entulho. O presidente garantiu que já discutiu e cobrou providências. Mas acredita que ainda será possível colocar em prática. Fez um apelo para que o Código de Postura seja colocado em prática para evitar transtornos e Juruaia ser uma cidade melhor. “Cobrou durante a administração passada e não vou mudar de postura agora por ser situação”, avisou.

FISIOTERAPIA E MATEMÁTICA -O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) questionou sobre a contratação de uma fisioterapeuta de outro município. Mesmo reconhecendo a questão política, manifestou seu entendimento de que deveria ter sido procurada uma pessoa da própria cidade de Juruaia. Sugeriu, inclusive, o profissional Aloísio, conhecido no município.

Em seguida, Pachola parabenizou a Escola Eduardo Senedese pelos excelentes resultados alcançados na Olimpíada de Matemática. Os alunos conquistaram muitas medalhas de prata e bronze. Assim, parabenizou o diretor, professores e alunos.

INDICAÇÕES VERBAIS - O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) apresentou indicações verbais. Contou que seu vizinho Agnaldo solicita a manutenção próxima a uma casa, facilitando assim o seu acesso. Toniel também pediu ao secretário responsável maior cuidado na coleta do lixo. Transmitiu pedido o Pastor Geraldo (Igreja do Ministério de Belém) para que seja feita faixa de pedestre em frente ao terreno da igreja.

PROJETO “CIDADE LIMPA” - O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) comentou a proposta de alguns deputados de desenvolver o projeto “Cidade Limpa” durante o período de campanha eleitoral. Principalmente, pensando em evitar a questão da poluição visual. O vereador lembrou a situação vivida em Juruaia na campanha de 2008 com bandeiras, adesivos e outras formas. “Acho que naquele momento, nós como lideranças e candidatos vivemos um desgaste muito grande perante a sociedade como aquele comportamento”, confessou. Na sua visão, aconteceu algo desagradável e a proposta de mudança é interessante. Assim, sugeriu que o tema “Cidade Limpa” seja debatido, até porque Juruaia é uma cidade turística.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) considerou a proposta interessante, também defendendo que o tema seja debatido. Sugeriu que medidas sejam tomadas não somente para a eleição deste ano, mas também para o pleito municipal. Afirmou que a poluição sonora é pior que a visual. Isto porque este tipo de propaganda atrapalha muito o comércio de Juruaia. “O barulho ensurdecedor atrapalha muito as vendas”, disse. Acrescentou que a política mais limpa e calma dimuinui a rivalidade e acalma o eleitor.

OBRAS E CONVÊNIOS -O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) relatou convênios firmados entre o governo do estado e o município de Juruaia. Citou: vários recursos para obras de recapeamento da cidade; início no dia 27/07 da obra do velório no bairro Mata do Sino;  construção de quadra no bairro Mata do Sino;  conclusão das obras do alambrado no campo de futebol na Mata do Sino e breve iluminação através da Cemig; depósito da primeira parcela do convênio para a reforma da Praça Benjamim Antônio; depósito do recurso do convênio para obras na praça, sentido Nova Resende; breve início da obra da CRAS, Farmácia de Minas e PSF.

RECONHECIMENTO À FOLHA -O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) considerou um momento ímpar e histórico para a região a sessão solene na Assembléia em homenagem ao jornal A Folha Regional, no dia 02/08, às 20 horas. “A Assembléia Legislativa de Minas Gerais fará justiça em reconhecer a importância e grandiosidade do jornal A Folha Regional. Fico feliz pelo reconhecimento da Assembléia da importância que já sabemos deste jornal que é uma tribuna independente. Um jornal apartidário que divulga as informações de toda a nossa região com imparcialidade”, disse. O vereador parabenizou o diretor Vagner Alves e toda equipe deste semanário.

Fonte: A Folha Regioanal