Câmara

Resultados das eleições mobilizaram debates na Câmara de Juruaia



Em 22/10/2010 - Resultados das eleições mobilizaram debates na Câmara de Juruaia

Comentários sobre o resultado das eleições e ainda a polêmica sobre o “pai do asfalto”. Estes foram os principais temas debatidos durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 18/10.

AS “GLÓRIAS” NAS ELEIÇÕES - O vereador Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” - PR) agradeceu a população pelo que considerou “bons resultados nas eleições”. Para ele, foi uma vitória para todo o povo de Juruaia, pois vários deputados eleitos foram votados no município. “Temos várias portas para bater em busca de mais recursos para o nosso município”, disse.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) transmitiu agradecimentos do deputado federal Carlos Melles (DEM) pela votação que conquistou em Juruaia. Desta forma, renovou seu compromisso de continuar atuando pelo município. Pachola destacou ainda a boa votação alcançada por Gustavo Correa e Bernardo Santana.

- O vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” - PSDB) parabenizou os 07 deputados eleitos e votados no município. Citou os nomes de Gustavo Correa, Bernardo Santana, Carlos Melles, Antônio Carlos Arantes e Eros Biondini, além dos demais votados no municípios. “Todos conhecemos, gente do povo e honestos”, disse. Revelou que ficou satisfeito, principalmente, com a reeleição do governador Anastasia. Valorizou os investimentos feitos no município, citando a conquista do asfalto.

- O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) manifestou seu agradecimento, falando em nome dos deputados Carlos Melles e Antônio Carlos Arantes. Manifestou seu entendimento de que Arantes conquistou uma grande votação devido ao seu trabalho em favor do município.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) agradeceu a Deus pelas vitórias. Agradeceu também todas as pessoas pela receptividade em suas casas, atenção e respeito demonstrados. Afirmou que apresentou propostas honestas dos seus candidatos, conseguindo votação muito expressiva. Agradeceu os votos em Antônio Carlos Arantes, Carlos Melles e Odair Cunha. Destacou o grande crescimento e poder de liderança de Odair Cunha, reeleito deputado federal com mais de 160 mil votos. Renovou o compromisso de continuar trabalhando em prol da cidade através dos deputados eleitos. Agradeceu ainda os vários empresários da cidade que abriram as portas das empresas para que o candidato Arantes pudesse conversar diretamente com os eleitores.

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) também agradeceu a expressiva votação no candidato a deputado estadual Emidinho Madeira. Mesmo sem mandato, garante que a liderança já fez muito pelo município.

AINDA O “PAI DO ASFALTO” -Os créditos políticos da conquista do asfalto entre o município e São Pedro da União, além do trecho entre Juruaia e a rodovia Muzambinho/Nova Resende, vem merecendo intensos debates na Câmara desde o início das obras. A “paternidade” sempre é reivindicada para este ou aquele deputado, além da defesa do governador Anastasia e ex-governador Aécio Neves. Na última reunião, novamente o tema voltou à baila, com envolvimento dos vereadores José Vanildo Martins, Toniel Alves da Trindade e presidente Rodrigo. Principalmente, destacando o reconhecimento ou não das comunidades de Juruaia e São Pedro da União após o último pleito eleitoral. Entendendo que esta polêmica nunca será superada e o leitor já sabe do posicionamento de cada grupo político, nossa reportagem destaca os pronunciamentos “apaziguadores” de dois vereadores:

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) comentou que as eleições aconteceram e vários candidatos foram eleitos. Conclamou os colegas para que a partir de agora trabalhem pelo município de Juruaia. “Vamos fazer o nosso trabalho de vereador, fiscalizando as obras. Vamos parar de falar em asfalto e deputado. Acho que não estamos discutindo os assuntos da Câmara. Temos tudo na mão. É só juntar todos e puxar para a frente em favor da cidade”, disse.

- O vereador Carlinho da Babilônia foi mais direto: “Este negócio de briga sobre quem fez ou não, ainda bem que fica só aqui e eles não ficam sabendo. Senão eles não doam mais nada para Juruaia e cortam todas as verbas. Temos que parar com isso. Se já fez, não importa quem, pois ficou bom para todos nós”.

PISTA DE CAMINHADA -Através de indicação ao Executivo, o vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) solicitou a construção de uma pista de caminhada em volta do Estádio Municipal Jorge Tomás. Segundo ele, o aumento de veículos vem dificultando a atividade pelos praticantes da caminhada.

NOVO IMPASSE COM O IPTU -O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) comentou a entrada de projeto que trata da cobrança do IPTU 2010. Lembrou que projeto foi aprovado em 2009, causando grande impacto junto à população. Agora, surge o impasse legal com o novo projeto, sobre sua validade para este ano, lembrando que o projeto deve ter o período de anterioridade de 01 ano da sua cobrança. Ou seja, a sua vigência somente poderia ocorrer em 2011. “Esta mencionando no projeto que é retroativo, mas não sei se é legal a cobrança do imposto. Mesmo que esteja aumentando ou diminuindo o valor da alíquota, deveria ter um período de anterioridade de 01 ano”, explicou. Assim, deixou o tema para análise pelo departamento jurídico da Câmara.

No final, Rodrigo apresentou requerimento verbal sugerindo a convocação do responsável pelo departamento de tributos ou autor do projeto para prestar esclarecimentos na Câmara. Desta forma, proporcionando transparência para a população no momento da votação. Os demais vereadores foram favoráveis à iniciativa.

ATENDIMENTO NO HOSPITAL -O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) transmitiu reclamação de moradores quanto à forma inadequada de atendimento por parte de alguns funcionários do Hospital Monsenhor Genésio. Reconheceu que o problema não é da alçada da Câmara, mas deixou o seu apelo para que presidente do hospital tenha uma coordenação mais favorável.

RUA DOS MARQUES -O vereador Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” - PSDB) reivindicou melhorias na Rua dos Marques até que o asfalto seja executado. Segundo ele, a situação é péssima no local e os moradores estão ameaçando com protesto através de jornal e televisão.

- O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) relatou que já fez várias cobranças para que a rua receba melhorias. Mesmo assim, pediu o empenho do prefeito. Até porque as chuvas estão se aproximando. Ironizou: “Talvez pode até ter que usar pinguela”.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) reconheceu a situação de “descaso”. Mas garantiu que o prefeito estará sensibilizado com o clamor da comunidade e providências serão tomadas melhorando a situação, enquanto não é executado o asfalto. Até porque o Executivo estará fazendo o recapeamento de toda a cidade.

AGRADECIMENTOS -O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) agradeceu o fiscal Pretinho pela construção de ponte no bairro dos Gomes. Também parabenizou e agradeceu a Edson Ponte Preta, Gil, Feínho e Nem, juntamente com suas esposas, pela realização da segunda festa em prol do hospital.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) também parabenizou os organizadores da festa.

Fonte: A Folha Regional