Câmara

Segurança pública é motivo de preocupação dos vereadores de Juruaia



Em 10/11/2013 - Segurança pública é motivo de preocupação dos vereadores de Juruaia

A preocupação dos vereadores com o setor de segurança pública foi o principal tema de debates na reunião da Câmara de Juruaia no dia 04 de novembro. Audiência pública com a participação de autoridades e comunidade deverá acontecer para definir um plano de ação. Na foto, moradores da Mata do Sino integrantes do Encontro de Casais com Cristo que acompanharam a reunião.


AMPLO DEBATE SOBRE SEGURANÇA -O vereador Ademar Mazurega (PSDB) afirmou que a falta de segurança é atualmente o principal problema do município.

- O vereador Jaime Prado (PSC) também lamentou a situação enfrentada, defendendo a tomada de providências por parte das autoridades civis e militares. Sugeriu a realização de audiência pública com autoridades de todos os setores visando um plano de ação que possa evitar maiores problemas. Até mesmo buscando experiências de outros municípios.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) lembrou indicação apresentada sugerindo a implantação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Para ele, a situação é complexa e merece ações, mesmo que de forma lenta. Até porque a medida foi uma das propostas do prefeito durante a campanha eleitoral. Entende que a segurança com “motos” poderá ser uma alternativa, com os custos sendo divididos com o comércio e doação de veículos por algum deputado.

- O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” - PSDB) também defendeu uma ação efetiva por parte das autoridades. Sugeriu a participação da comunidade denunciando a movimentação de pessoas estranhas, auxiliando a polícia no trabalho de fiscalização.

- O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) garantiu que o prefeito não está esperando acontecer algo mais grave. Prova disso, que um técnico de segurança já esteve na cidade fazendo um levantamento. Porém, existem dificuldades financeiras diante da complexidade do problema.

- O vereador Juraci Porfírio de Souza (“Juraci da Mata” - PV) reclamou que muitas vezes do bairro da Mata do Sino fica esquecido neste setor, mesmo sendo bastante populoso. Assim, cobrou providências por parte das autoridades. Porém, reconhece o pequeno efetivo da Polícia Militar no município, o que dificulta uma maior atuação. Para ele, é preciso cobrar providências junto ao governo do Estado.

- O presidente Edson Ponte Preta (PSD) comentou reunião ocorrida na última com o delegado da Polícia Civil, Dr. Adnan Cassiano Grava, juntamente com a Polícia Militar. O assessor Tiago Mambrini, auxiliando o presidente, informou que durante a reunião foi decidida a realização de uma audiência pública com a participação de autoridades do Executivo, Legislativo, Ministério Público, Judiciário, Polícias Civil e Militar, bem como de toda comunidade local.


CÃES SOLTOS PELAS RUAS - O vereador Jaime Prado Bardy (“Jaime Tikim” - PSC) apresentou indicação ao Executivo solicitando que o setor responsável na prefeitura providencie a retirada dos cães das ruas da cidade. Justificou que, com a proximidade do final do ano, a cidade conhecida como “Capital Mineira da Lingerie”, espera receber muitos turistas para comprar os produtos locais, gerando muitas divisas para o município. Porém, com a grande quantidade de cães soltos pelas ruas, a cidade corre o risco de se tornar a “capital mineira dos cachorros de rua”. Desta forma, entende ser necessária preocupação com a receptividade aos turistas.

- O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) relatou que o prefeito Alvinho, como presidente da AMOG, já manteve muitas conversas com representantes das cidades vizinhas. Porém, nenhum município manifestou intenção de assumir a responsabilidade por um canil. Portanto, o problema é bastante complexo.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) confessou insatisfação com a falta de ação do Executivo a respeito das indicações apresentadas no Legislativo. No caso dos cães soltos, por exemplo, acredita que alguma solução pode ser encontrada.

- O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” - PSDB) comentou que o problema é antigo, não somente em Juruaia, mas em todos os municípios. Mesmo assim, também concorda que uma solução deve ser encontrada.


ESGOTAMENTO SANITÁRIO -Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado (PSC) solicitou que o setor responsável da prefeitura notifique o loteador para a construção de rede de esgotamento sanitário nos fundos dos terrenos da Rua Dionísio Alves de Souza ou que a própria prefeitura execute a obra de esgotamento sendo o órgão responsável pela aprovação do loteamento Jardim Santo Antônio III. Justificou que várias pessoas estão construindo na referida rua e em breve enfrentarão o referido problema. Estas já procuraram a prefeitura relatando o problema, mas não obtiveram nenhuma solução.


ESTRADA RURAL -Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado (PSC) solicitou a prefeitura providencie a recuperação dos mata-burros na propriedade do Sr. Jorge Vanderlei, no bairro Mirante. Segundo ele, os mata-burros necessitam de reparos, sendo que estão causando transtornos aos usuários da estrada.


NOME DE RUA -Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado (PSC) solicitou que o Executivo providencie a correção do nome da placa indicativa de nome de rua na casa da Sra. Simone Pícole. A placa informa o nome da Rua Padre Antônio Carvalho de Faria “Moraes”, desrespeitando a história e todo o trabalho do “Padre Antônio Carvalho de Faria” em prol do município.


VOTOS DE PESAR -Através de requerimento, o vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) solicitou ao presidente do Legislativo o envio de votos de pesar aos familiares do jovem Mateus José de Mello pelo falecimento.

- O presidente Edson Ponte Preta (PSD) solicitou o envio de votos de pesar aos familiares de Ana Clara Correa Gonçalves e Divina Sebastiana Marques pelos seus falecimentos.

- O vereador Ademar Mazurega (PSDB) também manifestou pesar pelo falecimento do jovem Mateus, confessando sua tristeza e apoio aos familiares.


APOIO AOS PRODUTORES -O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” – PSDB) informou que o prefeito Alvinho, como presidente da AMOG, firmou parceria com o IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho. Com isso, alunos formandos do curso de agronomia estarão prestando assistência aos produtores rurais do município.


ESPORTES -O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) informou que esteve presente na abertura oficial dos Jogos Abertos da AMOG em Guaxupé. Ele destacou a importância dos jogos como incentivo ao esporte e integração dos município. Manifestou sua confiança de que Juruaia irá conquistar vários troféus.

Maé ainda comentou a realização de torneios de futebol masculino e feminino no Estádio Municipal Jorge Tomás, parabenizando os organizadores. Segundo ele, o time do Independente foi campeão no masculino. Em seguida, confessou surpresa com a qualidade de atleta da equipe do Angolinha, que fez cinco gols durante a partida. No final, defendeu maior investimento no futebol local.

- O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” – PSDB) também elogiou a iniciativa, destacando o caráter beneficente do evento.


MELHORIAS NO “PORTAL” -O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) defendeu melhorias no “portal” da cidade, que segundo ele está muito feio e precisa de recuperação, principalmente no final do ano com a presença de muitos turistas na cidade.

- O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” - PSDB) foi direto: “Aquele portal é horroroso”. Para ele, melhorias são necessárias, até mesmo com mudanças no projeto.

- O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) também criticou: “É uma vergonha ter feito daquele jeito”. Para ele, o próprio prefeito reconhece a situação e tem intenção de promover melhorias.


FOLCLORE NA MATA DO SINO - O vereador Juraci Porfírio de Souza (“Juraci da Mata” - PV) destacou a grandiosidade do Encontro Folclórico que ocorreu na Mata do Sino, elogiando a organização do evento. Segundo ele, foi o primeiro evento do tipo no município, sendo que houve a participação de muitos grupos da região e até de cidades mais distantes. Destacou o apoio do prefeito Alvinho, entendendo que o folclore do município deve ser resgatado com outras iniciativas.


COBRANÇAS E CONCURSO PÚBLICO -O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) comentou que está faltando seriedade à administração em algumas situações. Citou o caso da Secretária de Educação, que deveria ter dedicação exclusiva, mas que vem ministrando aulas. Para ele, é uma falta de respeito, tanto de quem pratica, quanto de quem permite esta situação. Cobrou providências de correção, alertando que a situação poderá ser apresentada ao Ministério Público.

Em seguida, Toniel comentou sobre a realização de dois concursos públicos, quando irregularidades foram apuradas. Informou que a Justiça julgou improcedente a defesa apresentada por professoras em processo. Lembrou desgaste sofrido na ocasião que apresentou questionamentos como vereador, não sendo entendido naquele momento. Em seguida, revelou que pessoas envolvidas no processo continuam trabalhando na prefeitura, mesmo depois da decisão judicial. Também informou que o Ministério Público ingressou com ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito devido a uma série de irregularidades do concurso público. Segundo ele, o tema está perto do fim, restando ao Juiz manifestar sua sentença.

Fonte: A Folha Regional - edição 1167