Últimas notícias da Câmara de Juruaia

Em 05/03/2012 - Últimas notícias da Câmara de Juruaia

A reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 27 de fevereiro foi marcada pelo clima de tranqüilidade. Reivindicações referente à coleta de lixo e iluminação pública foram os pontos principais de debate entre os vereadores.

LIXEIRAS NAS ESTRADASDA ZONA RURAL

- Através de indicação, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) solicitou empenho do Executivo para proceder a instalações de lixeiras nas estradas dos bairros rurais do município. Isto porque os moradores estão depositando os dejetos nas encruzilhadas e outros levando para as lixeiras das cidades. Assim, a colocação das lixeiras em muito facilitaria para os moradores da zona rural que não mais precisariam se deslocar para depositar o lixo e nem o deixaria nos terrenos baldios.

- O vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” – PSDB) sugeriu a construção de lixeira utilizando madeira. Falou sobre o problema de sacos de plástico, reclamando da falta de colaboração por parte das pessoas.

Agnaldo também pediu a instalação de manilhas em local próximo à propriedade do Sr. Roberto Terra, no bairro Laranjeiras, pois a enxurrada desce interditando a sua passagem.

REDE ELÉTRICA E FORNECIMENTO DE ENERGIA

- Através de requerimento, o vereador Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) solicitou o envio de ofício a Cemig para que a mesma proceda a revisão da rede de fornecimento de energia elétrica no bairro dos Gomes, bem como a ampliação do fornecimento.

- O vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” – PSDB) relatou ter tomado conhecimento de que até 2014 o governo federal vai viabilizar a iluminação para 400 mil casas. Portanto, o programa Luz para Todos deverá ser retomado e as famílias de Juruaia atendidas da forma que esperam.

- O presidente Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” – PSDB) manifestou satisfação pela notícia diante das cobranças que vem sofrendo a respeito.

- O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” – PMDB) também comentou a respeito, relatando que está precisando do benefício. Segundo ele, muitos moradores ficarão contentes com a notícia.

PROJETOS APROVADOS - anexo ao projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Pastoral de Saúde São Camilo de Lelis pelos relevantes serviços prestados à comunidade juruaense, bem como preenche os requisitos legais para seu reconhecimento como de utilidade pública;

- projeto de Decreto Legislativo que aprova as contas da Prefeitura Municipal de Juruaia relativas ao exercício financeiro de 2010.

RECONHECIMENTO AO TRABALHO DO EXECUTIVO

- Os vereadores Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” - PR) e José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” – PSDB) parabenizaram o prefeito Alvinho pela aprovação de contas do exercício de 2010. Nilsinho também destacou o trabalho de recascalhamento das estradas rurais. Para ele, uma ação importante neste período de estiagem.

- O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) também parabenizou o Executivo pelo trabalho que vem sendo realizado.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E COLETA DE LIXO

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) revelou seu desejo de que o projeto do lixo desenvolvido em Belo Horizonte se espalhe por todo o estado. Até porque as sacolas de plástico causam um dano enorme ao meio ambiente. Pessoalmente, vem evitando o uso do material, defendendo um trabalho de conscientização junto à comunidade. Comentou que atualmente a coleta de lixo (caminhões) já ocorre em alguns bairros da zona rural, fato que vem diminuindo gradativamente o excesso de lixo jogado nos quintais.

Toniel relatou que os moradores do bairro Mirante II pedem melhoria na limpeza das ruas. O vereador afirmou que não sabe o motivo, mas o trabalho de limpeza não está sendo adequado. Assim, solicitou que o setor responsável desse uma atenção melhor no referido bairro. O vereador também reivindicou que os trabalhadores da coleta de lixo sejam atendidos com “luvas”, evitando problemas com ferimentos e riscos à saúde.

ORIENTAÇÕES DO IMA

No final, pesquisadora do Instituto Mineiro de Agropecuária, falou aos vereadores sobre a ocorrência de uma doença chamada “Greening”, considerada uma das mais severas e destrutivas para a cultura de citros.