Câmara

Vereadores de Juruaia destacam conquistas em diversas áreas



Em 25/05/2011 - Vereadores de Juruaia destacam conquistas em diversas áreas

Entre os principais assuntos debatidos na reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 23 de maio, destaque para agradecimentos ao Executivo, desabafos, conquistas viabilizadas e obras que terão breve início. 

MELHORIAS NO CEMITÉRIO –Através de indicação, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) solicitou empenho do Executivo para que o mesmo proceda com urgência a limpeza da parte interna do cemitério municipal. Reforçando indicação feita anteriormente pelo vereador Carlos de Castro, pediu que proceda o fechamento do portão traseiro do cemitério, pois o mesmo esta causando constrangimento aos moradores próximos ao local. 

CORREDOR DE GADO -Através de indicação, o vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) solicitou empenho do Executivo para que o mesmo proceda com urgência a instalação de um corredor de gado numa área de aproximadamente 600 metros, próximo às propriedades dos Srs. Joaquim Luciano, Francisco Chavero, Messias Matias e outras pessoas residentes no bairro Macacos. A providência se faz necessária devido à entrada de animais na estrada vicinal, causando assim vários transtornos aos usuários da estrada.

 ESTRADA RURAL -Através de indicação, o vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) solicitou empenho do Executivo para que proceda o patrolamento e encascalhamento da estrada do bairro Cachoeira, próximo à propriedade da Sra. Maria Silva Melo.

 DOR E DESABAFO –O vereadorNilson Pedro Garcia (“Nilsinho” - PR) lembrou seu comentário feito em reunião sobre o atendimento no hospital. Na ocasião, alguns chegaram a dizer havia o direito dos funcionários de maltratar, pois as pessoas chegavam invadindo o local. Confessou que não ficou satisfeito com a alegação. Em seguida, parabenizou a equipe do hospital pelo atendimento prestado em virtude de problemas de saúde na família, que culminou com o falecimento de seu pai. Agradeceu as enfermeiras, Marli e médicos, pelo carinho especial no atendimento. Porém, criticou a forma de tratamento da recepcionista Mônica. “Não é uma pessoa que se sensibilize com o sentimento dos outros”, disse. Segundo ele, a recepcionista não permitiu a visita de sua mãe e irmã ao pai adoentado. “A gente implorou e ela não deixou”, contou. Bastante chateado, sugeriu à direção do hospital que faça mudanças na recepção do hospital. No final, agradeceu a solidariedade de todos os vereadores e amigos neste momento de dor da sua família.

 SATISFAÇÃO E DESABAFO –O vereadorEdson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) manifestou toda sua satisfação pela aprovação de projeto que permitiu a escritura de lotes adquiridos pelo município junto à família Rezende. Lembrou que foi muito criticado na votação do projeto de venda do terreno da piscina. Entende que os lotes doados e outros que serão doados representarão o desenvolvimento do município. “Graças a um projeto do qual fiz parte. Fico muito feliz por estar dando certo”, desabafou.

Em seguida, Edson também manifestou sua satisfação e agradeceu a Elói e Pretinho por serviço executado no José Melo e Nego do Zote, onde havia uma polêmica. Parabenizou o prefeito pela compra de uma moto e camionete para a secretaria de obras, gerando economia e ajudando no desenvolvimento do trabalho.

Edson ainda informou que foi licitado o asfalto de três ruas no bairro Mirante II, obra viabilizada pelo prefeito Álvaro Mariano Júnior durante viagem a Belo Horizonte.

 CARINHO COM O POVO -O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação de projetos de grande importância e necessidade para o município. Revelou sua felicidade pela coragem de todos. Afirmou que os vereadores foram eleitos para dar o respaldo necessário em vários setores, gerando o desenvolvimento de Juruaia. “Estamos trabalhando com o maior carinho e respeito para com a população”, disse.

 EDUCAÇÃO E ESPORTES - O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) parabenizou o servidor Pretinho pela execução da Ponte do Lola, atendendo seu pedido na Câmara.

- O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) agradeceu ao Secretário de Obras pelo encascalhamento de estrada e execução da Ponte do Lola.

- Em seguida, Pachola elogiou o ótimo resultado alcançado pela Escola Eduardo Senedese em prova da SIMAVE - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública. A escola alcançou o 4º lugar em língua portuguesa e 1º lugar em matemática, no ensino fundamental. Já no ensino médio, alcançou o 1º lugar em língua portuguesa e 3º lugar em matemática. No IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, em 2009 a escola alcançou a pontuação de 5,5, sendo que a meta projetada para 2015 é de 5,6. Acrescentou que a classificação envolve cerca de 45 cidade. Por isso, entende que Juruaia esta de parabéns. Destacou e valorizou o empenho do prefeito no transporte de alunos.

Pacholatambém destacou o brilhantismo do esporte local no JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais, disputados em Guaxupé, sendo que atletas de Juruaia conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Destacou ainda a conquista de medalhas pelo município em outras modalidades esportivas como judô e futsal. Também parabenizou o prefeito pelo apoio na área de esportes.

O vereador ainda relatou encontro com o Secretário Carlos Melles (SETOP) e deputado estadual Antônio Carlos Arantes durante viagem a Belo Horizonte, na companhia do colega vereador Toniel. Na ocasião, foram apresentadas reivindicações como três pontes (nos bairros Corobó, Laranjeiras e Santo Aleixo/Cachoeira). Existe a expectativa positiva de atendimento dos pedidos. Pachola destacou o carinho das autoridades para com o município de Juruaia.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) acrescentou que também foi protocolado requerimento solicitando recursos para obras de asfaltamento no loteamento Laras. O engenheiro da Pavidez já elaborou uma planilha de custo. Através de contatos mantidos, o prefeito se comprometeu a elaborar e encaminhar o projeto à SETOP. Também foram reivindicadas melhorias na ponte do bairro Palestina, obra que vai beneficiar os municípios de Juruaia e Muzambinho.

 DE BH A BRASÍLIA – O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) reivindicou melhorias na coleta do lixo em determinada rua da cidade, citando pedido de moradores. Segundo relato, o caminhão esta coletando apenas uma vez por semana, gerando acúmulo de lixo e desconforto aos moradores.

Toniel também agradeceu o prefeito pelas melhorias executadas na estrada do bairro dos Gomes, numa prova de reconhecimento ao esforço dedicado. O vereador novamente comentou as conquistas viabilizadas durante a viagem a Belo Horizonte, agradecendo o presidente da Câmara pelo apoio. Contou que conheceu a Cidade Administrativa, obra que considerou espetacular executada pelo ex-governador Aécio Neves. Para ele, a nova localização e estrutura esta facilitando o acesso de todos os prefeitos. Em seguida, o vereador anunciou que também pretende ir a Brasília/DF para apresentar reivindicações. Citou, especialmente, a intenção de conseguir uma nova creche para o município de Juruaia.

 DIVERSAS OBRAS -O vereador Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) prestou informações do Executivo sobre obras que serão iniciadas no município num período próximo, anunciando:

- já foram contratadas junto à Cemig as obras de iluminação e revitalização da avenida na entrada da cidade (sentido a Nova Resende);

- já foram realizadas as obras das praças Benjamim Antônio e Lídio José Piza. As obras serão iniciadas num prazo máximo de quinze dias e o compromisso firmado é de entregar as duas obras no dia 27 de dezembro, sendo mais um presente de fim de ano para Juruaia;

- construção da sede da educação infantil, obra que será realizada com recursos próprios do município e com custo de R$ 300 mil;

- informou que existe recurso de R$ 500 mil de convênio firmado no ano passado e ainda aguardando liberação para obras de recapeamento de ruas no centro da cidade, rua Francisco Antônio de Mello, Rua dos Matias, execução do asfalto perto da rádio, atrás do asilo, ruas próximas à garagem da prefeitura, perto do Posto Barra Mansa, ruas do jardim Mirante e rua que faz divisa com o poliesportivo. O compromisso do governador Anastasia e deputado estadual Gustavo Correa é de liberação em agosto, para execução da obra em setembro e outubro;

- liberação da licitação do projeto do asfalto na estrada que liga Juruaia à Mata do Sino;

- informou sobre o funcionamento do Centro de Saúde Padre Antônio Carvalho de Faria, elogiando o grande trabalho realizado pelo secretário municipal de Saúde, Dorival Antônio da Silveira (“Dorival da Ambulância”).

Fonte: A Folha Regional