Câmara
Buscar no site:

Câmara de Juruaia elege novo presidente em clima de união



Em 20/12/2010 - Câmara de Juruaia elege novo presidente em clima de união

A última reunião ordinária da Câmara de Juruaia em 2010, ocorrida no dia 21/12, foi marcada pela eleição do vereador Carlos de Castro como presidente para o próximo biênio. No final, manifestações diversas num clima de “boas festas” e desejos de sucesso em 2011.

CARLINHO É O NOVO PRESIDENTE -A eleição da mesa diretora para o biênio 2011/2012 aconteceu de forma tranquila. Foram apresentadas duas chapas concorrentes, com os seguintes integrantes:

Chapa “Legislativo em Ação”:
- Presidente:Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” - PSDB);
- Vice-presidente: Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” - PR);
- Secretário: Rodrigo Luis Dias da Silva (PP);

Chapa “Unidos por Juruaia”
- Presidente:Toniel Alves da Trindade (PMDB);
- Vice-presidente:Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC);
- Secretário: José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB).

A eleição foi nominal, com cada vereador declarando publicamente seu voto. No final, a chapa “Legislativo em Ação” foi declarada vencedora pelo placar de 6 a 3. Assim, o vereador Carlinho da Babilônia foi declarado o novo presidente da Câmara, sendo automaticamente empossado a partir de janeiro de 2011. Carlinho recebeu os votos dos companheiros de chapa, além dos votos de Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB), Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) e José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” - PSDB).

O novo presidente Carlinho da Babilônia recebeu os cumprimentos, manifestação de confiança e desejos de sucesso por parte de todos os vereadores, inclusive aqueles da chapa concorrente. Três vereadores da situação pleiteavam a presidência, sendo eles Lazinho, Nilsinho e Edson. Porém, um acordo foi “costurado” nos bastidores, acabando no consenso em torno do nome de Carlinho de Babilônia.

O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB), da chapa adversária, desejou sucesso ao novo presidente. Principalmente, que o mesmo faça do seu cargo uma ferramenta para colocar “tijolos” na construção do município. Lembrou a responsabilidade de fazer Juruaia amanhã melhor que hoje.

O presidente eleito Carlinho de Babilônia agradeceu o apoio e pediu a ajuda de todos. Agradeceu aos colegas pela confiança, manifestando que estará aberto a todos os vereadores para o fortalecimento do poder Legislativo.

BOAS FESTAS E LÁGRIMAS - Todos os vereadores se manifestaram de forma emociada na última reunião do ano. Parabenizaram a mesa diretora do biênio 2009/2010, agradeceram aos colegas e servidores do Legislativo. Desejaram boas festas a toda população e lembraram as festividades do aniversário do município em 27 de dezembro. O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva fez um pronunciamento emocionado de despedida da Câmara, chegando às lágrimas. Chegou a anunciar que não será mais candidato a vereador.

Confira algumas frases marcantes dos vereadores, num tom de despedida de 2010:
- “Muito obrigado por tudo que vocês ajudaram a proporcionar dentro desta casa”, Lazinho Coelho;
- “Agradeço a Deus pela experiência muito importante como vereador. Espero que o próximo ano seja bom, tranquilo e que a gente possa mostrar o nosso trabalho”, Nilsinho;
- “Quero parabenizar Juruaia por mais um brilhante aniversario”, Pachola;
- “Quero parabenizar o prefeito por ser o novo presidente da AMOG. Isto muito nos honra”, Zito Podadeira;
- “Desejo um bom trabalho e grande sucesso ao novo presidente Carlos de Castro”, José Vanildo.
- “Sou feliz e grato a Deus por participar deste momento político da nossa cidade, com as coisas acontecendo de forma positiva. Foi um ano importante para a nossa cidade. Não tem lugar melhor no Brasil do que Juruaia”, Toniel;
- “Só temos a agradecer a Deus, pois 2010 ficou na história de Juruaia devido às tantas conquistas alcançadas. Estamos no caminho certo, trabalhando por Juruaia”,Edson da Ponte Preta;
- “Em Juruaia aprendi o sentido da vida. Acho que a função de um político nada mais é do que servir. Acredito que a presidência da Câmara foi mais um ensinamento de Deus do que qualquer vaidade. A história vai provar que unidos somos invencíveis e estamos unidos pelo desenvolvimento do município”, disse o presidente Rodrigo, chegando às lágrimas durante todo o seu pronunciamento.

GERADOR PARA O HOSPITAL - Através de indicação, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) solicitou ao Executivo empenho para que proceda com urgência a aquisição de um gerador para suprir as necessidades do Hospital Monsenhor Genésio.

CASCALHO E MATA BURRO -Através de indicação verbal, o vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) solicitou ao Executivo o transporte de cascalho para o bairro dos Gomes, na propriedade de Maria dos Reis. Também pediu a construção de mata burro bairro Santo Aleixo.

ORÇAMENTO DE 2011 - Foi aprovado por unanimidade, o projeto de Lei que estima a receita e fixa a despesa do município de Juruaia para o exercício financeiro de 2011.

SUBVENÇÕES SOCIAS -Foi aprovado por unanimidade, o projeto de Lei que autoriza a concessão de subvenções, auxílios financeiros e contribuições para o exercicio financeiro de 2011.

CONTRATOS PRORROGADOS - Foi aprovado por unanimidade, o projeto de Lei que autoriza o poder Executivo a prorrogar os contratos administrativos cujo prazo de vigência será em 31/12/2010. Os contratos foram prorrogados pelo prazo de 06 meses ou até a homologação do concurso público e efetivo preenchimento das vagas que se referem às contratações. A contratação será celebrada pelo prazo determinado, admitida prorrogação por igual período uma única vez justificada pela temporariedade e necessidade. O projeto foi aprovado em regime de urgência e “sem discussões” pelos vereadores.

CONTAS APROVADAS -Foi aprovado por unanimidade, o projeto de Decreto Legislativo que aprova as contas da prefeitura municipal de Juruaia relativas ao exercício financeiro de 2009. Assim, também foi aprovado o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Fonte: A Folha Regional