Notícias sobre a reunião de 07 de julho de 2014

Em 07/07/2014 - Notícias sobre a reunião de 07 de julho de 2014

A reunião do Legislativo de Juruaia ocorrida no dia 07 de julho foi marcada pelo debate de diversos assuntos polêmicos e de interesse da comunidade. Destaque para desvio, recapeamento de ruas e questionamentos sobre a cobrança do IPTU. Confira uma síntese dos principais assuntos debatidos. Foi observada a ausência dos vereadores Juraci da Mata (PV) e Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” – PSDB).

CONCURSO PÚBLICO - Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado (PSC) solicitou a retificação do edital do concurso público municipal que se encontra em andamento no que tange à escolaridade e pré-requisitos mínimos para o preenchimento do cargo de professor de educação básica com base na Lei de Diretrizes e Base da Educação, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Artigo 61. Acrescentou que concurso realizado há dois anos apresentou o mesmo problema: professor de educação básica deveria ter formação superior em pedagogia.

O presidente Edson relatou que já procurou informações a respeito e recebeu a alegação da impossibilidade de mudar o edital, pois o mesmo já foi protocolado no Tribunal de Contas. Além disso, a condição (escolaridade) foi solicitada pela própria escola.

QUADROS NEGROS - Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado (PSC) solicitou que a prefeitura providencie a correção e reforma dos quadros negros da Escola Municipal Nair Gaspar de Rezende. Justificou que a maioria dos quadros negros se encontra com rachaduras, trincas ou descascando, prejudicando assim a escrita dos professores, assim como a leitura por parte dos alunos.

POSSÍVEL DESVIO - Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado (PSC) solicitou que a prefeitura estude a possibilidade de construção e providencie a documentação para a obrigatoriedade da passagem de caminhões por um possível desvio saindo dos eucaliptos do Sr. José Roberto Segretti, margeando o sítio do Sr. Mário Heber Segretti, até o sítio do Sr. Nésio Gonçalves de Rezende, saindo na estrada do bairro dos Gomes de Cima. Justificou que os problemas com os caminhões desgovernados pararam de acontecer, mas é preciso uma ação efetiva para solucionar o problema definitivamente.

O vereador Agnaldo Pachola (PSC) acrescentou que visitou o local juntamente com os colegas Toniel e Jaime, acompanhados pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Assim, verificou que é fácil executar o desvio, pois se trata de uma estrada batida e sem maior declive. Para ele, o problema merece uma atenção especial.

REDUTORES DE VELOCIDADE - Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado (PSC) solicitou que a prefeitura estude a possibilidade de instalar redutores de velocidade na Av. José Granato. Se possível, nas duas mãos da avenida, próximo à Praça Lídio José Piza. Também a instalação de redutores de velocidade na Rua dos Matias, próximo ao cruzamento com a Av. José Granato. Justificou que o fluxo de veículos nas referidas ruas é muito grande, sendo que alguns veículos transitam em alta velocidade, colocando em risco a segurança de pedestres e outros motoristas. A instalação de redutores de velocidade forçaria os motoristas a reduzir a velocidade nos referidos trechos, aumentando assim a segurança nas vias. Por fim, também solicitou a instalação de redutores de velocidade na Rua Vereador Alberto Mário Segretti, justificando ser muito grande a movimentação de veículos e pedestres no local, oferecendo risco às vidas das pessoas.

O vereador Ademar Mazurega (PSDB) falou da necessidade de redutores de velocidade no bairro Nossa Senhora Aparecida, sendo que vem sendo muito cobrado a respeito. Também redutores em avenida, citando o perigo no local e necessidade de maior segurança à população.

O vereador Paulo do Roque (PP) manifestou solidariedade à família do Sr. José Madeira e de outras pessoas falecidas, confessando sua tristeza pelas perdas.

FONTE: A Folha Regional - Ed. 1201