Presidente da Câmara afirma que Juruaia é “canteiro de obras”

Em 05/04/2010 - Presidente da Câmara afirma que Juruaia é “canteiro de obras”

Durante entrevista na última semana ao programa “Edição de Sábado” na Rádio do Povo AM 1070, o presidente da Câmara de Juruaia comentou sobre diversos temas de interesse público. Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) prestou esclarecimentos importantes sobre o serviço de manutenção das estradas rurais, asfaltamento de rodovia e gasto com diárias.

ESTRADAS RURAIS E IMPASSE COM CASCALHEIRA
Segundo o presidente da Câmara, que integra o grupo de apoio ao Executivo, os serviços de manutenção das estradas rurais foram iniciados na última semana e estão tendo continuidade. Informou que as estradas rurais do município tem uma extensão superior a 2000 km. Reconheceu que a população vinha sofrendo com a situação. Até porque o volume de chuvas foi muito grande em todo o país no período entre final de 2009 e início de 2010. De qualquer forma, garantiu que a administração municipal do prefeito Álvaro Mariano Júnior (PSDB) está empenhada na recuperação das estradas. O serviço é feito por 02 máquinas Patrol, sendo que outra Patrol esta chegando ao município, além do pedido da máquina da AMOG. A intenção é que até o inicío do próximo mês o município esteja sendo atendido com 04 máquinas Patrol. Também existe a expectativa de liberação do financiamento (NOVO SOMMA MAQ) para que Juruaia seja beneficiada 01 Patrol 0 km, 01 Retroescavadeira 0 km e caminhões. Ainda existe o compromisso do deputado federal José Santana de liberação de R$ 200 mil para a compra de 01 retroescavadeira. Portanto, com todos os equipamentos recuperados e novos adquiridos, seria possível dar ótimas condições de tráfego aos moradores da zona rural.

Rodrigo revelou que Juruaia enfrenta um sério problema referente à extração de cascalho. O tema, inclusive, mereceu críticas na última reunião da Câmara de Muzambinho. “Nós dependemos efetivamente da cascalheira que fica na divisa com Muzambinho. Precisamos da liberação desta cascalheira”, falou. O presidente da Câmara manifestou o desejo de conversa com o advogado da ONG Verde Gaia, Codema, prefeito e vereadores de Muzambinho e Juruaia. O objetivo é que Juruaia possa contar com o cascalho. “Patrolar a estrada é importante, mas o cascalho é essencial”, disse.

JURUAIA SE TORNOU UM CANTEIRO DE OBRAS
Indagado sobre o asfaltamento da rodovia entre Juruaia e São Pedro da União, além do trecho entre Juruaia e rodovia Muzambinho/Nova Resende, o presidente da Câmara foi direto: “Digo que Juruaia realmente é um canteiro de obras”. Mesmo com as dificuldades devido às constantes chuvas, a empreiteira Pavidez vem trabalhando de forma efetiva para cumprir o prazo de entrega da obra. Isto ocorrendo, o asfaltamento estará beneficiando enormemente não só a população de Juruaia, mas de toda a região. Até porque o tráfego de veículos é intenso nos dois trechos de rodovia. O presidente da Câmara parabenizou a todos que se empenharam na viabilização da obra.

PROJETO DE VENDA DE TERRENO VOLTA PROMETENDO NOVAS POLÊMICAS
Rodrigo anunciou que, nesta semana, daria entrada na Cãmara (o que realmente aconteceu) projeto de Lei visando a venda do chamado “terreno da piscina”. Este foi um tema bastante discutido e que gerou muita polêmica durante o ano de 2007. Mas o vereador ressalta que agora a área esta toda estruturada e regularizada, em plenas condições de ser vendida. A expectativa é que o valor de venda, que se aprovado o projeto deverá ocorrer através de leilão, chegue a R$ 3.400.000,00. “Vamos debater com a população, chegar num consenso e escolher o melhor destino para aquela área”, disse. Uma das propostas do prefeito, segundo o vereador, é investir o valor arrecadado na construção de um centro de eventos para a realização da FELINJU - Feira de Lingerie de Juruaia. Outras propostas se referem a casa popular, parque industrial e outras ações importantes. Ou seja, buscando atender as necessidades reais do município. “Vamos debater este tema esperançosos de que Juruaia seja vitoriosa neste projeto de lei”, falou.

CÂMARA É EXEMPLO REGIONAL NA DEVOLUÇÃO DE RECURSOS
O Poder Legislativo executa regularmente a devolução de recursos ao Executivo, sempre com indicações importantes. O objetivo é contribuir com o funcionamento do hospital e desenvolver ações nas áreas de saúde e assistência social, além ajudar na realização da Felinju, eventos, conservação de estradas rurais, etc. Rodrigo explica que este é um trabalho histórico, tendo iniciado quando da independência da Câmara. Foi iniciado com o então presidente Juraci Portírio de Souza, tendo continuidade com o presidentes Toniel Alves da Trindade, José Podadeira Neto e o atual Rodrigo Luis Dias da Silva. Lamentou apenas que tenha diminuido o valor do repasse ao Legislativo neste ano, passando de R$ 47 mil para R$ 34 mil/mês. Esta situação acaba prejudicando um maior volume de devolução ao Executivo.

Quando ao gasto com diárias e viagens, Rodrigo informou que ingressou com projeto visando a diminuição do valor pago pelo km/rodado nas viagens dos vereadores. O valor inicial era de 90 centavos/km, foi reduzido para 70 centavos/km e agora pretendia reduzir para 35 centavos/km, mas não houve aprovação. Mesmo assim, Rodrigo garantiu que a intenção é escrever uma história positiva na política de Juruaia.

FONTE: A folha regional - www.afolharegional.com