Câmara
Buscar no site:

“Risca faca” e “pai” do asfalto mobilizaram Câmara de Juruaia



Em 20/09/2010 - “Risca faca” e “pai” do asfalto mobilizaram Câmara de Juruaia

A reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 13/09 foi marcada por diversas polêmicas envolvendo temas como segurança pública, conquista do asfalto e situação em bairro não legalizado. Um resumo dos principais momentos mostra o debate intenso entre os vereadores.

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO - O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) apresentou os seguintes pedidos: 1) instalação de lombadas na Rua Irmãos Castro, próximo ao Posto Barra Mansa, passando pela Rua Jacob Senedese e terminando na Rua Aldérico Pinto de Aguiar. Isto devido ao grande fluxo de veículos e motocicletas que trafegam pelo local em alta velocidade, sendo que já ocorreram vários acidentes; 2) fornecimento de equipamentos adequados à equipe que trabalha na reciclagem do lixo, como por exemplo, luvas, botas e máscaras. Desta forma, evitando possíveis infecções devido ao contato direto com os dejetos; 3) reparos na ponte utilizada para a passagem de gado de um pasto para o outro, próximo à reciclagem de lixo, pois o tráfego de veículos que transportam frangos é alto e o local encontra-se em péssimas condições de uso.

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) solicitou: 1) realização da operação tapa-buracos nas ruas do bairro Mata do Sino; 2) colocação de uma caçamba de coleta de lixo na entrada do bairro Jardim Ângela, próxima à saída para o município de Nova Resende; 3) instalação de lombada ou mudança no sentido do trânsito da Rua Dr. Antônio de Souza Senedese para mão única, somente para subir, pois muitos caminhões pesados descem a mesma e se deparam de frente com as residências, podendo vir a causar sérios acidentes.


AGRADECIMENTO E CIVISMO -O vereadorLázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) agradeceu ao Executivo e fiscais da prefeitura pelo atendimento de pedidos feitos.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) parabenizou a Escola Estadual Eduardo Senedese pelo Desfile Cívico de Sete de Setembro, com destaque para a Fanfarra. Lembrou e elogiou também a escola Nair Gaspar por comemoração realizada.

- O vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” - PSDB) também parabenizou as escolas pelas festividades cívicas.


LINGERIE EM DESTAQUE -O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) relatou que cinco confecções de Juruaia receberam certificado de empreendedorismo em São Sebastião do Paraíso.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) agradeceu a toda diretoria e equipe da ACIJU - Associação Comercial e Industrial de Juruaia, através da presidente interina Raquel, pelo sucesso da Festlingerie. Como vereador e confeccionista, afirmou que o evento superou as expectativas devido ao maior volume de negócios em comparação com o ano passado.


SEGURANÇA PÚBLICA -O vereadorJosé Podadeira Neto (“Zito Podadeira” - PSDB) lamentou ocorrência de furto ao Banco do Brasil no município. Manifestou sua preocupação com a falta de efetivo policial, principalmente com a ausência de policiamento nas madrugadas. No final, reconheceu o trabalho, dedicação e esforço da PM.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) revelou que foi segundo furto no Banco do Brasil em menos de um ano. Revelou as dificuldades com a falta de efetivo policial, com a possibilidade de aumento no número de policiais somente em 2012. “O nosso efetivo é insuficiente para a ronda 24 horas”, falou.
AINDA O “PAI” DO ASFALTO -O vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” - PSDB) manifestou sua satisfação com a próxima conclusão das obras de asfaltamento entre Juruaia e a rodovia Muzambinho/Nova Resende, além da continuidade das obras até São Pedro da União. Porém, lamentou o fato de que uma pessoa esta visitando as casas e divulgando que um determinado candidato deputado é o responsável pela conquista do asfalto. Ao ouvir a alegação de uma pessoa, Zito rebateu e explicou que o maior responsável foi o então governador Aécio Neves, atual governador Antonio Anastasia, além de vários deputados, citando Antônio Carlos Arantes, Gustavo Correa e José Santana. Procurando esclarecer os fatos, o vereador afirmou que todos trabalharam: Executivo, Legislativo, deputados e Aécio Neves.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) revelou que é a pessoa que esta visitando as casas e pedindo votos para o deputado falando do asfalto. Explicou que mostra fotografias para as pessoas comprovando o momento do exato quando o governador assinou a autorização do asfalto. Lembrou que já usou o microfone da Câmara para agradecer, pela ordem, a Deus, ao governador Aécio Neves e deputado Arantes pelo empenho da inclusão do trecho no projeto de Juruaia a São Pedro da União. Lembrou ainda que há dois anos o deputado Arantes fez o compromisso num palanque na praça central de Juruaia. Mas o deputado nunca afirmou que tinha conquistado “sozinho”, sempre colocando o governador em primeiro lugar. “O discurso do Antônio Carlos Arantes aqui em Juruaia há dois anos foi de forma respeitosa com a população”, disse.

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PMDB) relatou que participou de várias reuniões na AMOG e verificou que a inclusão da estrada para São Pedro da União sempre foi uma luta incansável de todos os prefeitos associados, vereadores e deputados. Portanto, entende que o trecho entre Juruaia e a rodovia Muzambinho/Nova Resende pegou uma “carona” no asfalto para São Pedro da União. Assim, reconhece o empenho dos deputados, mas destacou a força da região devido à grande quantidade de votos nas 16 cidades da AMOG.

PROBLEMAS NO BAIRRO “RISCA FACA” -O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) contou que esteve no bairro Barra Mansa, mais conhecido como “risca faca”, lamentando a situação enfrentada pelos moradores. Na ocasião, escutou o clamor da população que sofre com falta de água e energia elétrica. Convidou o prefeito a visitar o local e pedir votos para os seus candidatos, entendendo que não será fácil enfrentar a situação vivida. O prefeito prometeu benefícios durante a campanha eleitoral e agora os moradores aguardam providências. Para o vereador, a construção de uma caixa/depósito de água já poderia amenizar o problema.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) declarou que o ex-prefeito também deveria visitar o bairro usando “roupa branca”. “Para ver a situação dos moradores com poeira, falta de água, rede de esgoto e energia elétrica. O que ele deixou acontecer naquele bairro”, falou. Para ele, a prefeitura poderia ter evitado o problema e hoje o bairro não tem projetos e precisa ser regularizado. São 99 terrenos e 65 moradores. Em seguida, informou que o prefeito esta empenhado em ceder um engenheiro para legalizar o bairro. Acrescentou que será necessário um esforço do Executivo, Legislativo e moradores, visando a formação de uma comissão ou associação para gerenciar o processo de legalização.

Fonte: A Folha Regional