Superada polêmica do asfalto entre Juruaia e São Pedro

Em 25/06/2010 - Superada polêmica do asfalto entre Juruaia e São Pedro

Na última semana surgiu um impasse com a paralisação das obras do asfaltamento do trecho entre Juruaia e a rodovia Muzambinho/Nova Resende. Depois da execução de 5 km e faltando apenas 2 km, as obras foram interrompidas para que o serviço acontecesse no trecho da serra, entre Juruaia e São Pedro da União. O tema mereceu comentários e declarações polêmicas por parte de lideranças do município. Porém, a situação foi revertida e as obras foram retomadas nesta semana. Os detalhes da ação política foram revelados à nossa reportagem pelo vereador Rodrigo Luis Dias da Silva (presidente da Câmara) e prefeito Álvaro Mariano Júnior.

O presidente da Câmara garantiu que a retomada das obras  no trecho entre Juruaia e a rodovia Muzambinho/Nova Resende. Ele explicou que esteve em Belo Horizonte, juntamente com o prefeito, quando manteve contatos com os deputados que representam o município e com o próprio governo. Com isso, foi possível reverter a situação. Rodrigo esclareceu que a paralisação do trecho havia ocorrido devido a um pedido do prefeito Paulo Geraldo Honório Pereira (São Pedro da União), preocupado com a ligação entre o seu município e Juruaia. Isto porque o trecho de 16 km entre os dois municípios oferece dificuldades de transposição da serra existente, o que demandaria muito tempo. Neste contexto, o prefeito de São Pedro da União observou esta situação e pediu que os esforços e recursos fossem destinados para a transposição da serra, além da execução do asfalto num trecho de 1,5 km sentido São Pedro e 1,5 km sentido Juruaia. Isto para que, posteriormente, no período de chuvas, fosse garantido o acesso a Juruaia.

“Mas entendemos que Juruaia ficaria penalizada com isso”, disse Rodrigo. Assim, foram feitas gestões junto ao deputado estadual Gustavo Correa, deputado federal José Santana e ao próprio governador Anastasia (recentemente agraciado como título de Cidadão Juruaiaense). Desta forma, foi possível reverter a situação e o governador assumiu o compromisso de garantir o término dos 2 km no trecho entre Juruaia e a rodovia Muzambinho/Nova Resende. Também existe a garantia de construção de um trevo na entrada do bairro dos Gomes, próximo a Juruaia. Ao mesmo tempo, será iniciada a obra de asfaltamento do trecho entre Juruaia e a serra (sentido São Pedro da União, num trecho de 5 km). Depois, havendo condições climáticas, a intenção é concluir a obra entre a serra e São Pedro da União antes do período de chuvas, num trecho de aproximadamente 6 km.

PAVIDEZ - Em novo contato, os diretores da empreiteira Pavidez garantiram a retomada das obras nesta semana. Existe a previsão da equipe técnica da Pavidez, inclusive, de conclusão do trecho de 2 km num prazo de 30 dias. Até porque a terraplenagem já esta pronta.  “Esta é uma conquista fantástica para o município de Juruaia. A população pode ficar tranquila e feliz que o asfalto terá este término antes do período de chuvas”, falou o vereador.

Rodrigo ainda destacou o relacionamento bastante estreito do prefeito Álvaro Mariano Júnior com o governador Anastasia e ex-governador Aécio Neves. Ressaltou que o grupo político do PSDB de Juruaia é muito forte no relacionamento com o governo do estado. Para ele, um fato muito importante para o município. “Esta intimidade que temos com o governador fortalece muito o desenvolvimento de Juruaia”, disse.

O prefeito Álvaro Mariano Júnior explicou que, através dos contatos com os deputados e a empreiteira Pavidez, foi feita uma análise do custo/benefício da obra. Houve também o empenho do próprio DER analisando o momento e a situação da obra. O prefeito destacou ainda a seriedade do governo do estado, sendo que uma obra somente é liberada mediante uma análise prévia da existência do recurso necessário. “Jamais esta obra seria paralisada ou não concluída. Vejo a seriedade do governador Anastasia”, disse.

Álvaro Mariano ainda procurou tranquilizar a comunidade de São Pedro da União, garantindo a conclusão das obras até o município. Ressaltou que a conclusão do trecho até Juruaia é um motivo a mais que contribuirá para o término até São Pedro da União o mais rápido possível. Isto porque a matéria prima do asfalto é transportada a partir de Muzambinho. Assim, contribuindo diretamente para uma conclusão mais rápida da obra. “A obra jamais será paralisada e São Pedro da União será a grande beneficiada”, garantiu.

RECAPEAMENTO DE 100% DAS RUAS -Este é um projeto pretendido pela administração e que esta próximo da sua realização. O prefeito confirmou o empenho, revelando que os recursos estão sendo alocados através dos deputados Geraldo Tadeu, José Santana e Gustavo Correa. Os recursos deverão ser totalizados em mais de R$ 1.300.000,00 para obras de recapeamento e asfaltamento de ruas. “É uma reivindicação antiga dos moradores e deverá se tornar realidade no neste mandato graças ao nosso grupo político”, falou.

Fonte: A Folha Regional.