Câmara
Buscar no site:

Vereador relata conquistas e colega desabafa contra hospital de Juruaia



Em 15/07/2011 - Vereador relata conquistas e colega desabafa contra hospital de Juruaia

Muitos temas foram debatidos durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 06 de junho. Pedidos, agradecimentos, desabafos, conquistas e luto. No final, sobrou crítica até para o deputado estadual Antônio Carlos Arantes.

 

MANILHA E BANCOS - Através de indicação, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) solicitou ao Executivo a colocação com urgência de manilhas próximo ao Laticínios Balkes. Segundo ele, foi aterrado um buraco próximo ao laticínio sem que fosse feito o manilhamento, sendo que a água esta passando e parando no local.

Pediu ainda que, depois de feita a revitalização da Praça Benjamim Antônio, sejam recolocados os bancos que foram retirados do local, atendendo pedido da população. Ou que sejam colocados novos bancos, preservando os nomes de quem doou os antigos.

 

MATA-BURRO E CASCALHO -Através de indicação, o vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” – PSDB) pediu a colocação de um mata-burro no sítio Palestina, divisa com a propriedade do Sr. Roldão, no bairro Palestina, próximo à propriedade do Sr. Hélio Aparecido Paula. Pediu ainda o transporte de um caminhão de cascalho até a propriedade do Sr. Apriginho, na entrada do bairro Santo Aleixo.

 

ESTACIONAMENTO E CALÇADÃO -Através de indicação verbal, o vereador Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) solicitando ao Executivo que, junto com a reforma da Praça Benjamim Antônio, seja refeito o modelo de estacionamento ao redor da praça, em 45’, aumentando a sua capacidade. Até porque o espaço é restrito, principalmente no horário da missa e funcionamento bancário. Também sugeriu a construção de um “calçadão” em frente ao SICOOP e Hotel Central, no sentido para Nova Resende. Isto para facilitar o trânsito de pedestres.

 

PATROLAMENTO - Através de indicação verbal, o vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” – PMDB) solicitou ao Executivo o serviço de patrolamento na estrada da Fazenda Eduardo Senedese, chegando até o José Tijolo.

 

AGRADECIMENTOS E CONGRATULAÇÕES - O vereador Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” - PR) agradeceu o prefeito Alvinho e secretário Pretinho pela destinação do trator de esteira para o bairro da Grama. Elogiou o serviço executado na abertura de estradas, amenizando o perigo em algumas curvas e promovendo o alargamento das vias.

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” – PMDB) citou a obra de alargamento de estrada, na entrada para o bairro Macacos. Agradeceu o Executivo pelo serviço.

- O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” – PSDB) agradeceu o prefeito Alvinho e secretária Elisa dos Reis Silva pela entrega do Telecentro no bairro Mata do Sino. Presente na inauguração, manifestou que a conquista vai beneficiar a todos. Lamentou as críticas feitas envolvendo o telecentro. O vereador ainda parabenizou as equipes participantes do campeonato de futebol, elogiando o empenho do responsável Luizinho.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) repudiou as palavras do colega Lazinho quanto às criticas feitas sobre a situação do Telecentro na Mata do Sino. Lembrou que apenas fez a cobrança pela instalação do Telecentro, levando assim o benefício para a população. Hoje, agradece o prefeito pela medida tomada.

- O vereador Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) parabenizou o prefeito pela ação e os moradores pela conquista.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) parabenizou a Escola Eduardo Senedese pela eleição realizada, saindo vencedor o diretor Mário Heber Segretti e seus três vice-diretores. Elogios também foram feitos pelos vereadores José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) e Toniel Alves da Trindade (PMDB). Principalmente, destacando o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido à frente da escola.

- O vereadorJosé Podadeira Neto (“Zito Podadeira” – PSDB) também parabenizou o prefeito e secretária Elisa pela inauguração do Telecentro na Mata do Sino. Zito ainda revelou conversa com o ex-vereador Antônio Celso (“Canarinho”) destacando o grande trabalho feito pelo Executivo em diversas áreas. “Durante os anos que me entendo por gente, nunca vi um prefeito trabalhar como esta fazendo o prefeito Alvinho com as conquistas viabilizadas até o dia hoje. Parabenizo o prefeito pelas conquistas e o prefeito também esta vendo com bons olhos”, disse.

Zito ainda falou da audiência pública na qual o Executivo prestou contas no Legislativo. Lembrou que um vereador fez inúmeras cobranças, mas a audiência contou apenas com a presença de três parlamentares, citando ele próprio (Zito), Rodrigo, Toniel e Carlinho.

 

NOVO DESABAFO CONTRA O HOSPITAL - O vereador Nilsinho lembrou que na reunião no dia 23 de maio fez um pronunciamento relatando a condição na qual seu pai faleceu no hospital Monsenhor Genésio. Na ocasião, criticou a forma de acompanhamento dos idosos/pacientes internados no hospital. Usando o direito e dever de vereador, o vereador lembrou as críticas feitas por ele a atuação da atendente Mônica de Souza Tobias. Porém, a profissional se sentiu ofendida e encaminhou requerimento ao Legislativo pedindo a retratação do vereador. Disse Nilsinho: “Acredito que não seja caso de retratação, pois entendo que não ofendi a Sra. Mônica. Pelo menos, não foi esta a minha intenção. Mas, se por acaso ela se sentiu ofendida, peço que me perdoe, pois como já disse não foi esta a minha intenção”. O vereador justificou que, durante pronunciamento na reunião anterior, ainda estava naturalmente abalado pelo falecimento de seu pai. Assim, sua intenção foi apenas alertar a direção do hospital sobre a forma com que seu pai foi tratado nas suas últimas horas de vida. Reconhece que as regras existem e devem ser observadas, mas ressalta que também existe lei, citando o Estatuto do Idoso, que garante no seu Art. 16 que o “idoso internado tem direito ao acompanhamento em tempo integral”. Neste sentido, pediu este acompanhado por sua irmã e mãe, o que foi negado pela atendente. E concluiu: “Todos sabemos que as regras devem ser seguidas. Mas também sabemos que o bom senso cabe em qualquer lugar. Mas, lamentavelmente, não foi isto o que aconteceu naqueles últimos momentos da vida de meu pai”.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) manifestou ser solidário à funcionária do hospital. Explicou que compete ao médico avaliar a possibilidade de visita em determinados momentos. Assim, entende que a funcionária estava apenas cumprindo as determinações do hospital, não cabendo a ela definir as regras.

 

NOVA MÁQUINA E BANCOS - O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” – PMDB) parabenizou o Executivo e Legislativo pela chegada, na última semana, de uma máquina retro escavadeira para auxiliar os trabalhos no município. Para ele, uma conquista de todos.

Em seguida, Edson contou que foi procurado por várias pessoas indagando sobre o destino dos bancos da praça. Porém, o colega Rodrigo explicou que os bancos serão reutilizados na praça ao lado do posto Barra Mansa. O vereador ainda sugeriu colocação de uma placa na praça citando todos aqueles que doaram os bancos.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) sugeriu que os nomes dos doadores dos bancos antigos também sejam colocados, mesmo de forma discreta, também nos bancos novos.

- O vereador Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) sugeriu a homenagem às famílias dos doadores dos bancos nos próprios canteiros de ornamentação da nova praça. “Vamos aumentar a homenagem”, disse.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) revelou que a revitalização da praça tem gerado muita polêmica na cidade, com posicionamentos favoráveis e contrários. Para ele, a opinião de cada pessoa deve ser respeitada. Toniel garantiu que observa a obra com bons olhos, como a grande maioria da população. Aproveitou para também sugerir a homenagem aos nomes das pessoas que doaram os bancos com a fixação de placas de metal nos novos bancos. “No meu ponto de vista, a reforma não vai apagar a história da praça, mas apenas começar um novo ciclo, com uma arquitetura diferente”, disse.

- O vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” – PSDB) parabenizou o prefeito pela obra na praça, entendendo os posicionamentos favoráveis e contrários. Mas garantiu que o objetivo é o melhor possível. Acredita que, depois da obra concluída, todas vão concordar com a mudança. Também agradeceu o prefeito pela conquista da máquina retroesvadeira.

- O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” – PMDB) manifestou sua concordância com a obra de revitalização da praça, visto entender que a cidade esta evoluindo.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) elogiou a conquista da máquina, mas explicou que a emenda parlamentar foi de José Santana e não de Bernardo Santana, como foi descrito em faixa.

 

FALECIMENTOS -O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” – PSDB) manifestou seu sentimento de pesar às famílias de Dona Anita e Sr. Pedro Mendes, falecidos na última semana. Comentou que o Sr. Pedro Mendes foi um grande homem, trabalhando muito pela cidade. Lembrou que trabalhou com o cidadão, aprendendo muito.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) elogiou o prefeito pelo ato de decretar luto pelo falecimento do Sr. Pedro Mendes. Porém, reclamou que durante o luto houve manifestação pela conquista da retroescavadeira e início das obras na praça. Para ele, a queima de fogos foi um grande desrespeito naquele momento. Explicou que não é contrário à comemoração, mas entende que o momento foi errado, em descumprimento ao decreto de luto.

 

NA TRIBUNA –O vereador Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) fez uso da tribuna para um pronunciamento que abordou diversos temas:

- Bairro Barra Mansa:relatou ofício com data de 06.05.2011, encaminhado ao deputado Bilac Pinto (SEDRU), através do qual o prefeito solicita recursos para a implantação de rede de esgoto e água na localidade. O deputado estadual Gustavo Correa também encaminhou ofício à Copasa solicitando a implantação de água no bairro. Resposta da Copasa, com data de 16.05, informa que esta aguardando o envio pela prefeitura dos projetos urbanísticos e planialtimétrico para a elaboração do convênio com o município. Rodrigo esclareceu que o prefeito já contratou o engenheiro para fazer o levantamento, demonstrando total interesse em atender o anseio dos moradores. “Não estamos de braços cruzados”, disse;

- Mata do Sino: informou o início das obras na quadra da localidade, ao lado do velório. Agradeceu o prefeito por outras ações no bairro, como iluminação e alambrado do campo. A praça também deverá ser revitalizada. Relatou que o tão sonhado asfalto não é um sonho distante, pois o governador já liberou a licitação do projeto. “Vamos continuar acreditando e investindo no povo da Mata do Sino”, garantiu;

- Rua dos Marques:informou o início das obras na referida rua, que deverá ser refeita. As manilhas serão colocadas para uma nova galeria pluvial, além do futuro asfaltamento;

- Trânsito:informou que a prefeitura vai revitalizar todo o sistema de trânsito na cidade. Uma empresa contratada vai implementar todo sistema de placas de sinalização, sentido de direção, obstáculos, etc;

- Hospital:informou que a Cemig faria a entrega nesta semana, atendendo solicitação do prefeito e do governo estadual, um autoclave para o hospital;

- Bairro dos Gomes: informou que a administração municipal conseguiu junto à Cemig transferir todas as cobranças de energia elétrica de residencial para rural. Com isso, os moradores vão ganhar um desconto de 50% nas contas. A Cemig também foi informada sobre a situação precária de fornecimento de energia na localidade. Com isso, existe a possibilidade de ampliar o fornecimento de energia, pois a empresa observou a situação insustentável;

- Deputado Arantes:o vereador fez um pedido aos vereadores ligados ao deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Isto porque, no atual governo, observou apenas R$ 15 mil viabilizados pelo parlamentar aplicados em Juruaia, mesmo sendo majoritário no município. Em seguida, comentou mataria publicada neste semanário com a manchete “Arantes e empresários de Nova Resende pedem apoio ao governo para evento de lingerie no município”. O vereador disse: “Queria que o deputado investisse um pouco mais e vestisse a camisa de Juruaia”. Também negou que Juruaia esteja envolvido com a feira em Nova Resende, pois tem o seu evento próprio no mês de setembro.