Câmara
Buscar no site:

Vereadores de Juruaia querem ação efetiva nas estradas rurais



Em 14/05/2011 - Vereadores de Juruaia querem ação efetiva nas estradas rurais

A situação precária das estradas rurais em Juruaia mereceu amplo debate na reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 09 de maio. Destaque ainda para outros temas como segurança pública, telecentro e usina de reciclagem de lixo. O evento comemorativo aos 21 anos da Folha foi bastante elogiado pelos vereadores.

 

DÍVIDA COM O CRUZEIRO –Através de requerimento, o vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) solicitou ao Executivo uma cópia da carta de anuência enviada pelo Cruzeiro E.C. justificando suposta susposta dívida da prefeitura de Juruaia. O fato estaria impedindo a administração de contrair convênios com os órgãos do governo. O vereador manifestou seu desejo de tomar conhecimento das justificativas do clube. Contou que foi procurado pelo ex-prefeito Dr. Rubens de Almeida Lacerda, recebendo do mesmo a informação de que o convênio havia terminado em dia 31 de dezembro de 2008. Portanto, se a prefeitura cumpriu com suas obrigações, a clube não poderia ter emitido uma nota de cobrança, gerando a situação de inadimplência. Para o vereador, pode ter havido um erro da contabilidade do clube ao emitir a cobrança após o vencimento do convênio.

- O presidente Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” – PSDB) esclareceu que o impasse já foi superado.

 

MATA-BURROS -Através de indicação, o vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) solicitou ao Executivo a construção de mata-burro na propriedade do morador José Carlos Ribeiro (tio do vereador) no bairro dos Gomes. Contou que o morador já colocou a madeira no local, restando à prefeitura tomar as demais providências. Em contato com o prefeito há algum tempo, o mesmo garantiu que a obra seria executada. Também pediu a construção de mata-burro na propriedade do jovem Fernando, no bairro dos Macacos, para melhoria a chegada de sua casa.

 

ASFALTO -Através de indicação, o vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” – PSDB) pediu ao Executivo que a empreiteira Pavidez promova melhorias em determinado local, pois ficou um “degrau” no asfalto, dificultando o trânsito.

- O presidente Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” – PSDB) concordou com o colega, mas manifestou seu entendimento que o serviço deverá ser feito pela prefeitura. De qualquer forma, manifestou sua confiança de que a melhoria será executada, inclusive no trevo para o bairro dos Gomes.

 

SEGURANÇA PÚBLICA –O vereadorNilson Pedro Garcia (“Nilsinho” – PR) comentou sua participação em audiência pública sobre segurança pública ocorrida na cidade de Passos. Para ele, um tema que vem causando preocupação a todos. Durante o encontro, foram tratados temas importantes, entre eles os direitos e deveres dos menores. Citou a presença dos deputados João Leite, Antônio Carlos Arantes, Cássio Soares e Sargento Rodrigues. Para o vereador, o encontro foi bastante positivo e poderia ser realizado também nos municípios.

- O presidente Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” – PSDB), que também participou da audiência, destacou a importância da colaboração das comunidades no trabalho da polícia. Até porque denúncias podem ser feitas de forma anônima. Contou fato ocorrido em sua residência, quando foi prontamente atendido pela Polícia Militar.

- O vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” – PSDB) explicou que foi convidado para a audiência pública em Passos, mas esteve impossibilitado de participar. Em seguida, reclamou que em momento anterior fez uma denúncia e seu nome acabou sendo revelado pelo policial. Explicou que o policial não esta mais no município, mas hoje não tem a segurança necessária para fazer uma denúncia e apontar fatos suspeitos.

 

ESTRADAS RURAIS - O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” – PSDB) solicitou que o Executivo promova a limpeza nas margens das estradas. Isto porque o mato esta invadindo as estradas e gerando risco para os moradores.

- José Vanildo Martins (“Nego do Zote” – PMDB)reforçou seu pedido de melhorias na “ponte do Lola”. Segundo ele, a situação atual esta prejudicando um morador que esta construindo sua casa. Também reivindicou melhoria na Vargem do Zé do Mário, onde a estrada esta em péssimas condições. “O povo da roça paga impostos e merece boas estradas”, disse.

- O presidente Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” – PSDB) confirmou a situação, garantindo que medidas serão tomadas o mais rápido possível. Cogitou, inclusive, a colocação de entulho para que o problema seja amenizado.

- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” – PMDB) revelou a possibilidade do Executivo de contratar máquina Patrol de Monte Belo para auxiliar no trabalho de recuperação das estradas rurais de Juruaia. O prefeito esta apenas aguardando o desfecho sobre a aquisição de máquina e caminhões em Brasília. Caso não seja possível, poderá haver a contratação de quatro máquinas Patrol.

A situação precária das estradas rurais mereceu amplo debate por diversos vereadores, todos reconhecendo a necessidade de uma ação mais efetiva por parte da administração municipal.

 

TELECENTRO DA MATA DO SINO - O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) apresentou relatório sobre a situação do telecentro do bairro Mata do Sino, datado de 06 de maio de 2009. Lembrou que o equipamento foi doado pelo Ministério das Comunicações, sendo que os mesmos foram direcionados para a localidade. O relatório aponta algumas irregularidades, comprovando que o equipamento foi molhado devido à precariedade do prédio. O vereador reclamou que, dois anos depois, o equipamento ainda não foi recuperado e entregue para a comunidade do bairro. Assim, cobrou providências por parte do Executivo. “Estou sendo muito paciencioso. Eu poderia levar esta questão para o Ministério Público. Ainda não fiz e não quero fazer, porque são coisas que gostaria de pedir diretamente ao prefeito”, ameaçou. Sugeriu a realização de uma audiência pública para o prefeito prestar os esclarecimentos necessários.

 

SINAL DA TV FORA DO AR -O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) também transmitiu reclamação de moradores quanto à falta do sinal da EPTV do Sul de Minas no município. Segundo ele, esta situação perdura há quase um ano, sendo um anseio da comunidade que o problema seja solucionado.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) revelou boatos de que o sinal teria sido tirado pelo prefeito devido às informações negativas sobre o município de Juruaia. Considerou a suspeita uma absurda, mas indagou a respeito.

- O presidente Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” – PSDB) negou esta possibilidade, alegando que existem mais fatos positivos do que negativos para serem divulgados.

 

RECICLAGEM EM SITUAÇÃO PRECÁRIA -O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) relatou que já alertou o prefeito sobre a situação precário na Usina de Reciclagem de Lixo. O prefeito garantiu providências, mas isto ainda não aconteceu. Com isso, a situação piorou, pois o lixo esta saindo da área da prefeitura e invadindo a propriedade do Sr. Evaristo. O morador tem reclamado a respeito. Pedindo providências, o vereador voltou a ameaçar: “Vou dar umas duas semanas para que providências sejam tomadas, senão vou tomar providências junto aos órgãos ambientais ou Ministério Público”.

 

HOMENAGEM -O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) destacou a importância da conclusão do asfaltamento da estrada entre Juruaia e São Pedro da União. Citando os inúmeros benefícios da obra, justificou sua intenção de homenagear o vice-prefeito de São Pedro da União, Custódio Ribeiro Garcia, com o título de Cidadania Honorária de Juruaia. Destacando o empenho da liderança, acrescentou: “É claro que o objetivo dele era fazer por São Pedro, mas Juruaia foi contemplada com esta obra de forma espetacular”.

 

21 ANOS DA FOLHA - O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) elogiou o evento comemorativo ao aniversário deste semanário, destacando a presença de deputados e inúmeros amigos da região.

- O vereador José Podadeira Neto (“Zito Podadeira” – PSDB) também parabenizou este semanário pelo aniversário, justificando sua ausência no evento.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) destacou a grandiosidade do evento, manifestando toda sua satisfação. “Reconhecemos a importância deste jornal pela região e por Juruaia. Fiquei muito feliz por participar do evento. Desejo que a Folha continue sendo a voz da nossa região”, disse.