Câmara
Buscar no site:

Vereadores de Juruaia valorizam toda população pela conquista do IDH



Em 05/08/2013 - Vereadores de Juruaia valorizam toda população pela conquista do IDH

Muitas reivindicações e novidades sobre melhorias no trecho de acesso a Juruaia foram temas que marcaram a reunião da Câmara ocorrida no dia 05 de agosto. Destaque ainda os bons resultados no IDH e novas conquistas viabilizadas para o município.


DESTAQUE NO IDH - O vereador Jaime Prado (PSC), comentando pesquisa do Índice de Desenvolvimento Humano, destacou que Juruaia ocupa o 3º lugar no estado no critério de melhor renda per capita. Para ele, o bom resultado foi alcançado graças ao empreendedorismo dos empresários de Juruaia. “Parabéns aos empresários por criar empregos e distribuir renda ao povo de Juruaia”, falou.

- O vereador Paulo do Roque (PP) confessou surpresa com o resultado alcançado, valorizando a comunidade local e todas as administrações municipais.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) manifestou agradecimento a Deus pela conquista. Valorizou o trabalho da mulher de Juruaia no desenvolvimento do setor de lingerie e do próprio município, propiciando o índice alcançado. Para ele, o maior mérito é dos empresários, mas destacou que todos deram a contribuição necessária. Acredita que, mesmo já estando na frente, nos próximos anos Juruaia será definida como uma cidade modelo na região e com reconhecimento nacional. “Índice de desenvolvimento avançado quer dizer qualidade de vida para toda a população”, falou.

- O vereador Esmael Trindade (PSDB) reconheceu a contribuição de todos, mas procurou valorizar também o trabalho dos produtores rurais do município na conquista do índice.

- O presidente Edson Ponte Preta (PSD) atribuiu o sucesso a toda população de Juruaia, citando a participação dos empresários, produtores rurais, funcionários da prefeitura e das confecções, além dos agentes políticos.


AUDIÊNCIA NO DER - O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) relatou sua participação em audiência no DER em Belo Horizonte no dia 01/08, sendo que esta foi viabilizada pelo deputado estadual Gustavo Correia. A comitiva de Juruaia, recebida pelo diretor geral José Élcio Santos Montezes, também contou com a presença do prefeito Álvaro Mariano Júnior, vice-prefeito Rodrigo Luis Dias da Silva, Tânia Mara Rezende (presidente da ACIJU), empresárias Márcia (Art Stilo), Valdirene (Dila Moda Íntima) e Dadola (Disparo Lingerie). Na ocasião, as lideranças foram informadas sobre a impossibilidade de construção de um desvio de terra. De qualquer forma, o diretor José Élcio firmou compromisso de construção imediata de uma rotatória com caixa de brita para a contenção dos veículos pesados que perdem os freios e ocasionam graves acidentes em Juruaia, bem como intensificar a sinalização no trecho. “É a última cartada antes do desvio”, disse o vereador. Segundo o diretor, o desvio de terra fica inviabilizado porque não existe a possibilidade de obrigação legal de trânsito pelo desvio de terra. Além disso, alertou que a construção do desvio não é uma determinação do DER, cabendo autorização por parte do governador. O vereador informou que o prefeito já manteve contato com o governador, mas o projeto custaria em torno de R$ 5 milhões e a obra somente seria possível a partir de 2015.


INTERNET NA PRAÇA - Através de indicação ao Executivo, o vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) solicitou empenho para a instalação de internet gratuita na Praça Prefeito Benjamim Antônio.


SITE DA PREFEITURA - Através de indicação ao Executivo, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) solicitou empenho para seja colocado em funcionamento o sítio da prefeitura municipal, visto que vários munícipes já tentaram acessar o site e não conseguiram.


ACADEMIA AO AR LIVRE - Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado Bardy (“Jaime Tikim” - PSC) solicitou a instalação de iluminação na Academia ao Ar Livre, localizada próxima ao Estádio Municipal Jorge Tomás. Justificou que muitas pessoas que gostariam de praticar atividades físicas no local só encontram disponibilidade de horário no período noturno. Porém, a academia não possui sistema de iluminação. Portanto, a instalação de iluminação estará facilitando o acesso de muitas pessoas no período noturno, iniciativa que proporcionará mais saúde à população.


SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - Através de indicação ao Executivo, o vereador Jaime Prado Bardy (“Jaime Tikim” - PSC) solicitou a colocação de placas de sinalização indicando preferenciais e parada obrigatória no bairro Mirante II, visto que na localidade não existe as referidas placas.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) relatou que as faixas de pedestre estão apagadas, gerando dificuldade de visão por parte dos motoristas. Assim, cobrou manutenção para que os objetivos sejam alcançados de prioridade ao pedestre.


POSTO DE SAÚDE NO GUINÉ - Através de indicação ao Executivo, o vereador Ademar Mazurega (PSDB) solicitou empenho para a construção de um posto de saúde no bairro Guiné, sendo que o mesmo servirá para atendimento das comunidades Nossa Senhora Aparecida, Guinezinho, Barro Preto e Santo Aleixo.


PROJETOS DAS PONTES - Através de requerimento, o vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) solicitou o envio de cópias dos projetos das pontes nos bairros Laranjeiras e Cocorobó protocoladas pelo Executivo na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP). Justificou que até a presente data nada foi resolvido a respeito. Assim, o vereador precisa dos documentos para averiguar “in loco” o que está acontecendo, pois ainda não foi liberada a construção das pontes. Pachola acrescentou que estaria em viagem a Belo Horizonte, juntamente com os colegas Jaime Toniel, para acompanhar o andamento do projeto e procurando solucionar qualquer entrave existente. O requerimento foi colocado em votação, sendo aprovado por todos os vereadores.


ASSOCIAÇÃO DE MORADORES - Na reunião anterior, o vereador Jaime Prado (PSC) apresentou requerimento solicitando o envio da documentação, prestação de contas e ata da última eleição da Associação Comunitária dos Moradores de Juruaia por receber subvenção da prefeitura municipal. Colocado em votação na reunião do dia 05/08, o requerimento foi aprovado por unanimidade.


CONTAS APROVADAS - Foi aprovado por unanimidade, projeto de Decreto Legislativo aprovando as contas da prefeitura municipal de Juruaia relativas ao exercício financeiro de 2011.


PALESTRA DO DENARC - O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” - PSDB) relatou a realização de palestra no plenário da Câmara ministrada pelo delegado do DENAR/SP sobre drogas e alcoolismo. O vereador elogiou a iniciativa, mas sugeriu que nova palestra seja ministrada no horário noturno, podendo assim contar com maior presença de público.


PONTES CONSTRUÍDAS - O vereador Antônio Carlos (PSDB) ainda comentou a conclusão da obra de construção de duas pontes nos bairro Ananias e Babilônia, regularizando o trânsito das duas localidades.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) parabenizou o prefeito pela construção de ponte de acesso à fazenda do Sr. Ananias. Segundo ele, uma conquista importante para os moradores e usuários da estrada.


REDUTORES DE VELOCIDADE - O vereador Jaime Prado (PSC) cobrou o atendimento de indicação apresentada no mês de fevereiro quando solicitou a implantação de redutores de velocidade na Rua Vereador Alberto Mário Segretti. Segundo ele, diversos moradores reivindicam a providência devido ao grande desrespeito por parte dos motoristas pelo local.

- O vereador Paulo Pereira Alves (“Paulo do Roque” - PP) confirmou a insatisfação e cobrança dos moradores. Também pediu providências por parte do DER sobre a colocação de redutores de velocidade na entrada da cidade. O vereador Maé informou que o Executivo está aguardando uma resposta por parte do DER de Poços de Caldas.


LATICÍNIOS BALKIS - O vereador Jaime Prado (PSC) também comentou a venda do Laticínios Balkis de Juruaia para a multinacional francesa Groupe Lactalis, acionista majoritária da Parmalat. Agradeceu o apoio do ex-proprietário Alexandre, que gerou muitos empregos e renda no município. Segundo ele, atualmente o laticínios processa mais de 25 mil litros de leite por dia. No final, manifestou receptividade do povo juruaense ao Grupo Lactalis, em nome dos produtores de leite do município e região.


PRAÇA LÍDIO PIZA - O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) elogiou a obra realizada, mas cobrou manutenção no local. Segundo ele, os próprios usuários estão deixando de frequentar o local. Assim, sugeriu que um servidor seja designado para proceder a manutenção necessária. Isto para que o ambiente agradável possa reinar naquele espaço.


NOVAS CONQUISTAS - O vereador Esmael Trindade (PSDB) elogiou a obra executada de construção do PSF – Programa Saúde da Família, no bairro Mirante. Ainda citou a conclusão das duas pontes já citadas pelos colegas, além da conquista de uma ambulância através do deputado estadual Gustavo Correia, além de dois caminhões e dois veículos para área de saúde, sendo estes através dos deputados Gustavo Correia e Renato Andrade. No final, informou que já foi aprovada a implantação de água no bairro Barra Mansa.

- O presidente Edson Ponte Preta (PSD) relatou o início das obras de asfaltamento do bairro Jardim Ângela, lembrando e parabenizando o prefeito pelo o apoio da administração municipal. Também valorizou moradores empenhados em prol da conquista.


PARABÉNS AOS PAIS - O vereador Jaime Prado (PSC), lembrando o Dia dos Pais no próximo domingo, fez a leitura da seguinte mensagem: “Aos Pais! Está se aproximando o segundo domingo de agosto, dia dedicado aos pais. Aproveito para cumprimentar todos os pais do município de Juruaia. Pai não é aquele que compra bens materiais, mas é aquele que dá exemplo para que o filho seja um cidadão de bem, honrado e que siga os passos que aprende com seu pai. Feliz Dia dos Pais”.

A data também foi lembrada pelos vereadores Agnaldo Marques (PSC), Edson Ponte Preta (PSD) e Esmael Alves da Trindade (PSDB).


PARABÉNS ARANTES - Os vereadores Agnaldo Marques e Jaime Prado (ambos do PSC) parabenizando o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) pelo aniversário comemorado no último dia 06. Aproveitou para agradecer o apoio do parlamentar em prol de Juruaia.

Pachola também solicitou que o holerite dos funcionários contenha especificações sobre quinquênios e outras questões, visto que isto não está acontecendo e os servidores solicitam a providência.

Fonte: A Folha Regional - Ed. 1153