Câmara
Buscar no site:

Vereadores empenhados por nova creche em Juruaia



Em 05/10/2015 - Vereadores empenhados por nova creche em Juruaia

CRECHE, RODOVIA E TRANSPORTE ESCOLAR

O vereador Jaime Prado (PSC) teve três requerimentos aprovados por unanimidade pelos colegas. No primeiro deles, solicitando informações junto à Secretária Municipal de Educação sobre a real situação do projeto Creche Pró-Infância do governo federal para o município de Juruaia. Jaime contou que manteve contato com o Secretário Odair Cunha (PT) buscando informações sobre como poderia ajudar a dar andamento no projeto. Assim, precisa das informações atualizadas do município, podendo então ajudar a “desenrolar” o projeto junto ao FNDE, possibilitando o benefício para a população que enfrenta o problema de falta de vagas na creche municipal. O vereador Esmael Alves da Trindade (PSDB) comentou que a nova creche é um sonho de todos os vereadores e, ainda mais, do próprio prefeito. No último mês, inclusive, o chefe do Executivo esteve em Brasília/DF buscando viabilizar os projetos da creche e da nova escola. De qualquer, o município fez a sua parte e aguarda apenas uma ação por parte do governo federal. Dorival Antônio da Silveira (PSDB) destacou ainda o empenho do Secretário Bernardo Santana em prol da nova creche e escola, mas também argumentou que o governo federal está cortando muitas despesas. Ademar Mazurega (PSDB) manifestou confiança, comentando a possibilidade de retorno da CPMF, sendo que os recursos serão distribuídos aos estados e municípios. Toniel Alves da Trindade (PMDB) lembrou que há algum tempo esteve em Brasília/DF, juntamente com o colega Agnaldo, cobrando recurso para o município. Até porque a creche é, sem nenhuma dúvida, a obra mais importante para Juruaia neste momento. Para ele, é preciso que o Executivo local reconheça a influência do deputado e Secretário Odair Cunha junto ao governo federal, podendo contribuir para que o município seja atendido.

No segundo requerimento, Jaime pediu o envio de ofício ao D.E.R. em Poços de Caldas para que o órgão estude a viabilidade da instalação de sonorizadores ou redutores de velocidade na rodovia que liga Juruaia a São Pedro da União, em local próximo à Marcenaria Vitória. Acrescentou que foi procurado por moradores fazendo a reivindicação, visto que no local existe um intenso tráfego de veículos. Portanto, a providência irá proporcionar maior segurança aos pedestres e motoristas. Esmael lembrou que já apresentou requerimento a respeito, mas não foi atendido até o momento.

Por fim, Jaime solicitou informações junto ao Prefeito sobre a terceirização do transporte escolar para empresas particulares. Ou seja, firma licitada para cada linha, valor de km rodado de cada linha, total rodado por dia de cada linha e valor total pago mensalmente para cada linha. Entende que os esclarecimentos estarão gerando maior transparência à população quanto a este serviço prestado.

REGULAMENTADA FEIRA ITINERANTE NO MUNICÍPIO

Foi aprovado por unanimidade, projeto de Lei de origem do Legislativo, de autoria do vereador Dorival Antônio da Silveira (PSDB), regulamentando a realização de feiras itinerantes do âmbito do município de Juruaia. Dorival informou que o projeto também seria assinado pelos colegas Edson Ponte Preta (PSD), Juraci Porfírio de Souza (PV), Ademar Mazurega (PSDB) e Esmael Alves da Trindades (PSDB).

Durante discussão, Dorival esclareceu que o projeto teve por objetivo regulamentar a realização de feiras, principalmente buscando a valorização do comércio local que gera emprego e impostos para o município. Agnaldo Marques de Rezende (PSC) parabenizou o colega pela iniciativa, revelando que reunião na ACIJU (Associação Comercial) tratou desta questão. Empresário na cidade, o vereador sempre cobrou providências de regulamentação do comércio ambulante. O vereador Edson Ponte Preta (PSD) argumentou que todos tem direito ao trabalho, mas de forma regulada e pagando impostos. Ou seja, cumprindo com as responsabilidades para com o município. Também lembrou que 100% da população ajuda em eventos beneficentes, enquanto que comerciantes de fora não contribuem e acabam usando os serviços básicos do município. Ademar Mazurega (PSDB) também concordou, acrescentando que muitas vezes ninguém sabe a origem dos comerciantes de fora. Esmael (PSDB) revelou que os comerciantes estavam assustados com o interesse da “feira do Brás” no município, mas o prefeito não deixou. Agora, amparado por lei, o comércio local será mais preservado. Jaime Prado (PSC) esclareceu que o projeto cria regras dentro do município, sem negar a ninguém o direito ao trabalho e fortalecendo o comércio local.

SUTIÃ GIGANTE - O vereador Esmael Alves da Trindade (PSDB) destacou o Festival da Cultura, na praça da cidade, nos dias 05, 06 e 07 de setembro. Haverá, inclusive, a exposição de um sutiã de 14 metros, com possibilidade de divulgação do programa Domingão do Faustão (Rede Globo). Depois, a peça será colocada no portal da cidade, que também passará por melhorias significativas. Depois, na terça-feira, 08/09, terá início o Festlingerie (07 a 12/09). Seu desejo é que a crise não afete o comércio da lingerie e o evento seja um grande sucesso.

FUTEBOL SUB 17 - O vereador Agnaldo Marques de Rezende (PSC) comentou a participação de Juruaia nos Jogos da AMOG disputados na cidade de Guaranésia. Elogiou o futebol sub 17 que venceu a equipe de Guaranésia e somente perdeu na semifinal. Assim, parabenizou todos os atletas, inclusive de outras modalidades esportivas. Para ele, o resultado positivo é muito importante para Juruaia.

BARRA MANSA - O vereador Toniel Alves da Trindade apresentou duas indicações ao Executivo. Na primeira, relatou que o morador Sebastião Piza reclama a recuperação de mata-burro no bairro Ponte Preta, visto que há tempos enfrenta dificuldades para chegar até sua propriedade rural. No segundo pedido, contou que foi questionado por moradores do bairro Barra Mansa, pela falta de infraestrutura no local. Assim, pediu providências de melhorias reivindicada pelos moradores.

PEQUENA E GRANDE - “Juruaia é uma cidade pequena, com problemas de cidade grande”, disse o vereador Ademar Mazurega (PSDB). Segundo ele, o município gera muitos empregos para outras cidade, movimentando também a economia dos municípios vizinhos. Em seguida, parabenizou todos os envolvidos em partida de futebol que prestou homenagem ao Sr. José Matias.

CANTINHO DO CÉU - O vereador Edson Ponte Preta (PSD) reconheceu que a crise afeta o Brasil e vários outros países. Mas considera que Juruaia é “um cantinho do céu”, sendo beneficiada pelos governos estadual e federal. Além disso, destacou o empenho do prefeito no sentido de manter o equilíbrio, observou que outras cidades não tem dinheiro nem mesmo para pagar o combustível. Edson também valorizou a atuação dos vereadores, ressaltando a importância da união de todos num momento de crise. O vereador também informou que a administração municipal estará executando a rede de esgoto e água pluvial no bairro Barra Mansa. Também existe a expectativa de emenda que possibilitará o asfaltamento de trecho do bairro, mas com empenho para que o benefício chegue a toda localidade.

MATA DO SINO - O presidente Juraci Porfírio de Souza (PV) convidou a todos para a solenidade de inauguração do Distrito da Mata do Sino no dia 12 de setembro. Às 17 horas, o evento terá início com apresentação de alunos da Escola Municipal João Custódio de Azevedo, além de modalidades esportivas (judô e capoeira), além do grupo da terceira idade. Já a inauguração oficial está marcada para ter início às 19 horas. Juraci contou que a transformação da localidade em distrito foi um sonho pessoal que contou com o apoio dos colegas vereadores. Assim, convidou toda população do município e região para este importante momento.

Fonte: A Folha Regional