Vereadores questionam valores do IPTU em Juruaia

Em 17/08/2010 - Vereadores questionam valores do IPTU em Juruaia

Os novos valores do IPTU mobilizaram os debates durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 09 de agosto.

- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) declarou que um “fantasma” estava pairando em Juruaia a respeito da cobrança  do IPTU. No seu caso, contou que pagou R$ 78,00 em 2009 e neste ano o valor é de R$ 238,00. Para ele, o aumento deve ser revisto pela administração. Concorda que ocorra um aumento, mas defendeu que o mesmo seja menor.

- O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) considerou um absurdo o valor cobrado neste ano. Manifestou que muitas pessoas não pagavam nem mesmo o atraso e não terão condições para pagar o imposto neste ano. Sugeriu que a situação seja analisada.

- O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) afirmou que a situação exige uma resposta à população, pois todos estão “assustados”. Apresentou alguns números comparando os valores cobrados em 2009 e 2010: de R$ 120,00 em 2009 para R$ 720,00; de R$ 75,00 para R$ 430,00; de R$ 51,00 para R$ 293,00.

Toniel revelou seu pensamento de que o IPTU do município esta defasado, sendo favorável a uma correção. Porém, entende que a correção deve ocorrer de forma progressiva até equiparar o valor do IPTU com o valor do imóvel. Para ele, o aumento ocorreu de forma errada, causando um grande choque na população. Além disso, argumentou que a taxa foi expedida para pessoas aposentadas e isentas da cobrança do IPTU (lei municipal).

O vereador contou ter ouvido o seguinte comentário por parte de algumas pessoas: “O prefeito prometeu fazer muitas obras, mas acho que ele não tem dinheiro e esta querendo fazer as obras com o nosso dinheiro”. Toniel explicou que fez a citação apenas para comprovar a dimensão da polêmica. Na sua opinião, a situação deve ser revista pela administração. “O problema é sério. Quando o prefeito pediu voto disse que se ganhasse a eleição a população voltaria a sorrir. Mas, na verdade, a população (gregos e troianos) esta chorando. Esta questão precisa ser discutida e corrigida”, falou.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) afirmou que é preciso interpretar a lei. Mas manifestou seu entendimento de que nem mesmo os vereadores tem condições de interpretar a lei na sua íntegra. Sugeriu o envio de requerimento ao Executivo para que o departamento de tributos ou assessoria contábil preste os esclarecimentos necessários. Desta forma, sendo possível aos vereadores debater a situação com o devido conhecimento. Rodrigo concordou que a medida é polêmica, lembrando que desde 1997 não ocorria um recadastramento em Juruaia. Pessoalmente, também observou erros na cobrança, citando vários exemplos de valores. Mesmo reconhecendo os erros, argumentou que o IPTU teve que ser corrigido diante da defasagem de 13 anos. No final, garantiu que o prefeito também esta preocupado e aberto para rever a situação diante das discrepâncias observadas com o aumento aplicado no reajuste. Também foi aprovado o requerimento solicitando a presença de servidores do setor de tributos na próxima reunião da Câmara para prestar os esclarecimentos necessários.

- O vereador José Podadeira Neto (PSDB) concordou que houve um aumento exagerado, mas manifestou satisfação com a presença de técnicos na próxima reunião para prestar os esclarecimentos importantes para os vereadores e população.

LIXO - O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” - PSDB) relatou que os moradores do bairro Nossa Senhora reivindicam a colocação de uma caixa de coleta de lixo maior. Isto porque as sacolinhas se espalham pelo local, chegando até o rio. Com isso, gerando transtornos. Portanto, a providência é necessária.

- O vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” - PMDB) falou sobre o lixo colocado por pessoas em local próximo ao loteamento conhecido como “Mané Goiano” (entrada da cidade). Reclamou da situação que gera transtornos aos moradores e pediu providências na transferência do local.

ASFALTO PARA A MATA DO SINO -O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) informou de viagem a Belo Horizonte, juntamente com o prefeito. Na ocasião, ambos estiveram na SETOP e encaminharam o pleito da ligação asfáltica entre Juruaia e a Mata do Sino. Surgiu a possibilidade de incluir o trecho nos chamados “links faltantes”, projeto do governo estadual. “Tivemos o aval do governador e o documento foi protocolado”, falou. O governador também sinalizou com outras obras como telefonia celular para a Mata do Sino e construção do Centro de Eventos. O vereador ainda parabenizou o prefeito pela construção do alambrado na Mata do Sino, sendo que em breve será iniciada a obra de iluminação do campo de futebol no mesmo bairro. Por fim, falou da liberação de R$ 300 mil para o término do centro de saúde na antiga escola Eduardo Senedese.

HOMENAGEM À FOLHA - O vereador Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” - PR) parabenizou este semanário pela homenagem recebida em Belo Horizonte no dia 02 de agosto, através da Assembléia Legislativa. Nilsinho este presente, prestigiando a solenidade.

- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) também comentou a respeito. “Uma noite brilhante, quando A Folha Regional teve o seu reconhecimento em todo o estado de Minas Gerais. Fiquei feliz por participar de um momento histórico. Um jornal forte, imparcial e uma tribuna democrática”, falou.

NA PRÓXIMA EDIÇÃO -O Secretário Municipal de Saúde, Dorival Antônio da Silveira (“Dorival da Ambulância”, fez uso da tribuna da Câmara. Na próxima semana, confira os números e ações desenvolvidas em prol da saúde da população do município.