Xadrez de Juruaia mais uma vez se destaca nos Jogos Escolares

Em 24/05/2011 - Xadrez de Juruaia mais uma vez se destaca nos Jogos Escolares

Foi realizada no último sábado dia 21 de maio, a competição de xadrez correspondente a SRE de São Sebastião do Paraíso dos Jogos Escolares de Minas Gerais. O evento aconteceu na E.E. Dr. Benedito Leite Ribeiro de Guaxupé e contou com a presença de 22 jogadores: 12 de Juruaia, 6 de Itaú de Minas, 3 de São Sebastião do Paraíso e 1 de Guaxupé.

Os destaques foram a presença do atual campeão mineiro absoluto João Paulo Cassemiro Marques, aluno do Colégio Objetivo de São Sebastião do Paraíso e a delegação da E.E. Eduardo Senedese de Juruaia que provavelmente, foi a única escola em todo o estado a preencher o número máximo de 12 inscritos por escola. 8 dos enxadristas de Juruaia obtiveram a classificação para a etapa regional a ser realizada em fins de junho na cidade de Pouso Alegre.

Os vencedores em cada módulo foram:

Módulo I (ensino fundamental)

Masculino: Kairo Lorran de Souza Silva (Juruaia)

Feminino: Flávia de Castro Morais Dieguez (Juruaia)

Módulo II (ensino médio)

Masculino: João Paulo Cassemiro Marques (S.S. Paraíso)

Feminino: Jaqueline da Silva Souza (Juruaia)

AUTONOMIA

O professor João Carlos da Costa considera como realizado o seu trabalho de introdução do xadrez nas escolas do município de Juruaia e, salvo pedidos de permanencia, deverá encerrar o ciclo de aulas nesta cidade, dando plena autonomia aos alunos para continuarem o trabalho que foi executado até agora.

”Claro que foram criados vínculos de amizade com os alunos e com o povo de Juruaia em geral que é inclusive a terra natal de minha avó materna. Deverei continuar assessorando os alunos pelo menos uma vez por semana e sempre com o apoio das autoridades locais que aprovam incondicionalmente cada gesto ou atitude que tomo. Estes laços de amizade são os principais motivos do sucesso em meu trabalho”.

João Carlos espera que outras cidades da região sigam o belo exemplo de Juruaia proporcionando aos jovens a oportunidade de terem além de uma recreação muito saudável, a possibilidade de competir em torneios regionais.